GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 14 de março de 2018

ELEIÇÕES 2018

PF busca fake news no governo do Espirito Santo

Pesquisas tidas como falsas apontavam chance de vitória para o atual governador Paulo Hartung


A Polícia Federal fez buscas em uma secretaria do Governo do Espírito Santo nesta quarta-feira (14) durante a Operação Voto Limpo, para combater a disseminação de fake news no processo eleitoral deste ano. Pesquisas tidas como falsas apontavam chance de vitória para o atual governador Paulo Hartung (MDB).
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e na casa de um servidor comissionado do governo. Foram levados computadores e celulares.
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (MDB) - Joel Silva/Folhapress
Dois mandados de intimação também foram expedidos. Esta foi a primeira operação de combate à fake news no estado.
A PF identificou, a partir de uma denúncia, duas supostas pesquisas eleitorais forjadas estimando o cenário para o governo estadual estavam sendo disseminadas em grupos de Whatsapp e no site “Capixabão.com”.
"O beneficiado seria o governador Hartung, segundo o delegado regional de combate ao crime organizado, Vitor Moraes Soares.
Nas pesquisas falsas, Hartung aparece com 39% das intenções de voto, contra 30% de seu rival político, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) no cenário estipulado. Hartung também mostrava vantagem de quase 10% na pesquisa espontânea. No site investigado, o título da suposta pesquisa era “Paulo Hartung tem a preferência do eleitor da Grande Vitória”.

Lucas Rezende – Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário