GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 14 de maio de 2018

AUMENTO ABUSIVO

Betinho aciona a Justiça para reverter aumento do metrô no Recife

Deputado federal Betinho Gomes (PSDB)  
Foto: Branca Alves/Blog da Folha


No documento apresentado à Justiça, o deputado argumenta que o aumento não observa a parte mais vulnerável da relação, o consumidor, que suportará o desembolso de quase o dobro do valor diário da passagem.

O deputado federal Betinho Gomes (PSDB) decidiu acionar a Justiça para suspender o aumento de 87% na tarifa do metrô do Recife, que entrou em vigor na última sexta-feira (11). O parlamentar protocolou junto à Justiça estadual uma ação popular solicitando a suspensão da medida, que considerou abusiva. "Em Belo Horizonte, uma das capitais brasileiras também atingida por esse aumento desmedido, a Justiça concedeu essa vitória ao cidadão. Por isso, estamos confiantes de que também teremos uma vitória aqui no Recife", destacou o tucano.

No documento apresentado à Justiça, o deputado argumenta que o aumento não observa a parte mais vulnerável da relação, o consumidor, que suportará o desembolso de quase o dobro do valor diário da passagem. O pedido ainda aponta outra ilegalidade na decisão do aumento: a de que a “legislação de regência não autoriza o somatório de inflações reprimidas e o consequente repasse ao consumidor”. Além disso, o documento registra o fato de o reajuste ter sido feito apenas quatro dias após o anúncio da decisão.

“Reafirmo que compreendo a necessidade de haver um reajuste na passagem, pois, há seis anos ela permanece com o mesmo valor. No entanto, aumentá-la em 87% e de uma só vez é um verdadeiro assalto ao bolso do cidadão que precisa e depende desse transporte público. O que defendemos é que haja um entendimento e que a decisão seja razoável para todas as partes envolvidas nesse processo, não apenas o cidadão seja penalizado com uma conta tão alta”, argumenta Betinho Gomes.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário