GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 16 de maio de 2018

ERROU FEIO

Marqueteiro de Temer erra por não ouvir os outros


O marqueteiro do presidente Michel Temer, Elsinho Mouco, com certeza, não leu os ensinamentos de Duda Mendonça, em seu livro "Casos e Coisas”. De longe, acompanho a polêmica causada pelo slogan do governo Temer para comemorar seus dois anos: “O Brasil voltou, 20 anos em 2".
Não precisa ser Duda Mendonça para saber que cada caso é um caso e que não há estratégia de marketing político que possa ser reproduzida de um lugar para outro sem uma avaliação muito cuidadosa.
Pois bem. Mouco quis misturar duas coisas: uma palavra de Nizan Guanaes com o slogan de Juscelino que era “50 anos em 5". Só podia mesmo dar errado.
Nos primeiros meses do governo, quando a economia brasileira parecia embicar para cima, Temer chamou Nizan para uma conversa.
O publicitário estava entusiasmado com a rota de retomada do crescimento do Brasil. E chegou a falar: O Brasil voltou!”
Ele fazia referência à atenção do mundo econômico com o Brasil, naquela ocasião. Temer estava de malas prontas para uma viagem ao exterior e mandou ver. Deu certo.
Agora, o marqueteiro de Temer tenta repetir a dose sem explicar exatamente o que queria dizer. E ainda emenda com o slogan de JK desconhecendo Duda Mendonça.
Em seu livro, Duda conta a história de um candidato de sucesso na disputa pela prefeitura de uma cidade do interior de São Paulo. Pretendendo voltar ao cargo, sua equipe decidiu pichar a cidade com sua candidatura, lembrando o sucesso da administração anterior. Foi novamente eleito.
Numa cidade vizinha, os amigos de um ex-prefeito resolveram, então, copiar a estratégia do vizinho. Só que eles não se lembraram no nome do amigo-prefeito: "Nem".
A cidade amanheceu com muros pintados (sim, naquele tempo essa era uma plataforma importante de divulgação das candidaturas): "Nem fez, Nem fará". Desastre total, tal como o slogan de Elsinho Mouco para Temer.
Mais uma vez, repetindo o que aconteceu no passado, cito Ulysses Guimarães: “Em política, tudo o que é preciso explicar já deu errado".

Blog da Cristiana Lôbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário