GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

REINAUGURAÇÃO FESTIVA

Avenida Rio Branco é reinaugurada com frevo e pastoril

                                              Inauguração do Boulevard na Rio Branco                                               Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


Todo o piso foi trocado, elevado, e foram instalados 18 bancos e lixeiras, quatro quiosques e uma banca de revista.

Ao som de uma orquestra tocando frevo, centenas de pessoas conferiram de perto a cerimônia de reinauguração da Avenida Rio Branco na noite desta quinta-feira (21). As obras da via tiveram início há um ano. Todo o piso foi trocado, elevado, e foram instalados 18 bancos e lixeiras, quatro quiosques e uma banca de revista. 

A avenida tem sido chamada de 'boulevard', termo usado para definir vias apenas para pedestres, e pretende fomentar a movimentação no centro do Recife. Os postes da Rio Branco ainda tiveram a fiação toda embutida, assim como a ponte Buarque de Macedo, que também foi reinaugurada após a reforma.

Orçada em R$ 4.742.610,98, a obra no espaço de convivência recebeu um investimento total de aproximadamente R$ 5.5 milhões, com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a chamada pedestrialização. “A gente sonhava com isso. Fechamos essa rua para pedestres já há alguns anos e tentávamos viabilizar os recursos para realizar a obra”, afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio, que aguardou 4 anos para ver seu sonho concluído. 

O gestor acredita que o novo corredor para o Marco Zero pode ser o palco de expressões populares. “São as estátuas humanas, é o músico que vem tocar na rua, a pessoa que vem se apresentar na dança, as várias manifestações culturais também puderem acontecer de forma espontânea. A rio branco virou um palco, um palco de apresentação para a nossa cultura”, observou. 


O governador Paulo Câmara e o prefeito descerraram a placa de inauguração, ao lado do prédio do banco Santander, e seguiram até a ponte Buarque de Macedo, que foi recuperada. “A gente está aqui na verdade preservando um ambiente fundamental para o futuro do Recife”, contou o governador. “Uma obra que ficou bem feita e com certeza vai ser um impulsionadora para as pessoas virem cada vez mais ao centro e visitar”, completou. 

A gerente de logística Elisabeth Albuquerque, 42, frequenta sempre o Recife Antigo e estava próxima da via no momento da cerimônia de inauguração. “Achei interessante a avenida toda revitalizada, valoriza o bairro, faz com que as pessoas tenham um acesso legal ao Marco Zero e isso atrai turismo”, avaliou. Apesar de ter gostado da conclusão do equipamento ela “esperava um pouco mais”. Senti falta de um coisa mais arborizada, uma coisa mais bucólica”, observou.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário