GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 20 de julho de 2018

ELEIÇÕES 2018

Partidos do “Blocão” ficam mais perto de Geraldo Alckmin


O pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, pode receber o apoio de sete partidos que integram o chamado “Blocão" (Democratas, Solidariedade, Progressistas, PRB, PR, PHS e Avante).
Juntos, esses partidos podem garantir ao tucano algo como 40% do tempo de televisão na propaganda eleitoral.
Pelo acordo, que ainda depende de consultas internas a todos esses partidos, seria selada a indicação do empresário Josué Alencar (PR) para vice na chapa de Alckmin, com o compromisso da reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para presidente da Câmara no ano que vem.
As conversas estão avançadas e, segundo um dos envolvidos nas articulações, há 90% de chances de se concretizar esta aliança de todo o centro, o que muda o cenário eleitoral.
Os partidos de centro decidiram marchar juntos na corrida eleitoral, mas estavam divididos:
  • Ciro Nogueira, presidente do Progressistas e o deputado Paulinho da Força, do Solidariedade tinham preferência pelo apoio a Ciro Gomes;
  • Marcos Pereira, do PRB, defendia apoio a Alckmin;
  • O DEM estava dividido: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, preferindo apoiar Ciro Gomes e o presidente do partido e prefeito de Salvador, ACM Neto, defendendo Geraldo Alckmin.
Foi quando entrou em cena Valdemar Costa Neto, presidente do PR, que ingressou no "Blocão", fazendo a defesa do nome de Alckmin e apontando como companheiro de chapa Josué Alencar (PR), filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, morto em 2011. Costa Neto teve conversa com Alckmin.
Diante da perspectiva de apoio, um encontro em São Paulo, na tarde desta quinta-feira, reuniu o candidato tucano com os presidentes do PRB Marcos Pereira; do Solidariedade, deputado Paulinho da Força; do DEM, ACM Neto; e da Câmara, Rodrigo Maia.
"A conversa foi muito boa, mas a aliança ainda não está totalmente fechada", observou um dos participantes da articulação.
Segundo esse participante, os presidentes dos partidos vão dar início às conversas internas, e a tendência é anunciar apoio a Alckmin na quinta ou na sexta-feira da semana que vem.
Depois que Valdemar Costa Neto entrou nas articulações defendendo o apoio a Geraldo Alckmin, Ciro Nogueira e Paulinho da Força afirmaram que esse não era o caminho que desejavam. “Mas vamos juntos", disseram.
A intenção é que os partidos façam suas conversas internas e anunciem o apoio a Alckmin a tempo de ser anunciada a coligação fechada do PSDB com pelo menos mais sete partidos, com Josué Alencar como vice.

Por Cristiana Lôbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário