GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

CAMPEONATO BRASILEIRO

Sport vence Santos, mas resultados não ajudam e Leão é rebaixado após cinco anos

Sport venceu o Santos, mas acabou na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro


Vitória da Chapecoense sobre o São Paulo e empate do Vasco com o Ceará tornaram a vitória do Leão por 2 a 1 sobre o Santos inútil


Após bater na trave por dois anos seguidos, dessa vez o milagre não veio na última rodada. Mesmo com a vitória por 2 a 1 sobre o Santos, na Ilha do Retiro, o Sport está rebaixado e volta a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro após cinco anos seguidos na elite. A queda veio porque os resultados não ajudaram, com a Chapecoense vencendo o São Paulo por 1 a 0, na Arena Condá, e o Vasco segurando o 0 a 0 com o Ceará, em Fortaleza.  América-MG, Vitória e Paraná são os outros times rebaixados.

Mas a queda do Sport, concretizada neste domingo, veio também por diversos motivos. Após anos, o Leão voltou a atrasar salários (já são três meses em aberto), fez contratações de qualidade técnica duvidosa e trocou de diretoria e de técnicos aos montes. Foram quatro treinadores e três diretorias ao longo do ano. Assim, por mais doído que seja para o torcedor leonino, que mais uma vez lotou a Ilha, o rebaixamento do clube pernambucano foi sim merecido.

O jogo

Sem poder contar com Jair, suspenso, e Michel Bastos, lesionado, o técnico Milton Mendes optou por uma escalação mais conservadora, com as entradas dos volantes Fellipe Bastos e Neto Moura, esse jogando um pouco mais avançado. Porém, precisando vencer o jogo, a formação escolhida comprometeu o setor mais importante do Leão para a partida. O ofensivo.

Lento na saída de bola e sem qualquer criatividade no meio de campo, o Sport não deu um chute sequer ao gol do Santos, fazendo o goleiro Vanderlei ser um mero espectador durante todo o primeiro tempo. Já o time paulista, apenas cumprindo tabela e por isso jogando de forma mais leve e com toques rápidos, souber ter mais a posse de bola (56% x 44%), faltando apenas mais objetividade na hora de concluir as jogadas. 
 
Mesmo assim, foram do Peixe as duas únicas chances claras de gol na primeira etapa. Ambas desperdiçadas por Jean Mota, a primeira parando no goleiro Mailson,a  segunda com um chute para fora, já aos 44 minutos.

Desta forma, os dois únicos momentos de vibração da torcida do Sport vieram a 2.300 quilômetros da Ilha do Retiro, com o pênalti perdido pelo América-MG e na sequência o gol do Fluminense, no Maracanã. Mas o Sport precisava fazer a parte dele.

Vitória inútil

Na volta para os últimos minutos do Campeonato Brasileiro, Milton Mendes abriu mão da precaução e para dar força ao ataque sacou Neto Moura e Matheus Peixoto para as entradas de Rogério e Hernane. E com apenas 26 segundos, Rogério já fez o que o time não fez em todo primeiro tempo: chutou em gol. Fraco, para a defesa fácil de Vanderlei. 

Além disso, o Sport também adiantou a marcação, dificultando um pouco mais a saída de bola do Santos. Desta forma, a atuação rubro-negra melhorou. Aos nove minutos, Mateus Gonçalves arrancou pela esquerda e forçou Vanderlei, dessa vez, a fazer uma boa defesa. 

Logo em seguida, o Sport ganhou ainda mais força ofensiva com a entrada de Marlone na vaga do lesionado Fellipe Bastos. O que por outro lado, fragilizou a marcação. Aos 15 minutos, Mailson voltou a aparecer após chute prensado de Fellipe Cardoso. O clima na Ilha do Retiro, a essa altura, era de tensão total. Que aumentou com o Chapecoense abrindo o placar sobre o São Paulo na Arena Condá. Eram 23 minutos na Ilha. 

Tensão que diminuiu aos 39 minutos, quando após boa jogada de Matheus Peixoto pela esquerda, Rogério acertou um lindo chute de primeira, abrindo o placar e explodindo a Ilha do Retiro de esperança. A essa altura, os olhos e ouvidos dos rubro-negros se expandiram também para os jogos de Vasco e Chapecoense, contra Ceará e São Paulo, respectivamente.

Aos 45 minutos, Hernane ainda ampliou, de cabeça, e Rodrygo, em bela cobrança de falta, aos 48, diminuiu. Mas o gol que todo esperavam era na Arena Condá ou no Castelão. E eles não vieram. Sport na Série B. 

Ficha do jogo

Sport  2
Mailson; Andrigo, Ernando, Adryelson e Raul Prata; Marcão, Fellipe Bastos (Marlone) e Neto Moura (Rogério)  Gabriel, Matheus Peixoto (Hernane) e Mateus Gonçalves. Técnico: Milton Mendes.

Santos 1
Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Copete; Guilherme Nunes (Yuri Alberto), Diego Pituca (Eduardo Sasha) e Jean Mota (Lucas Lourenço); Arthur Gomes; Fellipe Cardoso e Rodrygo. Técnico: Cuca.

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Anderson Daronco (RS/Fifa)
Gols: Rogério (39 min do 2º), Hernane (45 min do 2º) e Rodrygo (48 min do 2º)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Cartões amarelos: Yuri Alberto (SA) , Rogério, Andrigo (SP)


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário