GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

FERIADO NACIONAL

O que abre e o que fecha nos dias de Nossa Senhora Aparecida e dos Comerciários

              Feriado de Nossa Senhora Aparecida será celebrado nesta sexta-feira (12)            Foto: Arte/Folha de Pernambuco


Os feriados de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta sexta, e o Dia dos Comerciários, comemorado na próxima segunda, vai afetar o funcionamento de serviços no Recife e Região Metropolitana

Celebrado nesta sexta-feira (12), o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vai afetar o funcionamento do comércio, museus e repartições públicas no Recife e Região Metropolitana. Para alguns, o feriadão será prolongado em virtude do Dia do Comerciário, comemorado na próxima segunda-feira (15). Os que ficarem na capital pernambucana durante a sexta contarão com programação especial gratuita de lazer preparada pela prefeitura da cidade. 

Os que quiserem pedalar pelo Recife poderão utilizar a Ciclofaixa, que, além do domingo (14), estará disponível também na sexta-feira. Os Parques da Macaxeira, Caiara e Santana, na Zona Norte, e Santos Dumont, na Zona Sul, receberão, a partir das 14h30 da sexta, atividades voltadas para o publico infantil. O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, também organizaram programação para as crianças. Entre a programação, haverá histórias cantaroladas, trilhas, oficinas infantis de culinária saudável, brinquedos.
A 23ª edição do Festival de Dança do Recife, que estreará também na sexta, é outra opção de lazer. O evento contará com mais de 17 espetáculos internacionais, nacionais e locais, além de oficinas oferecidas nos teatros e espaços públicos da capital pernambucana até o próximo dia 21 
Confira abaixo o que abre e o que fecha no Recife e Região Metropolitana durante os feriados de Nossa Senhora Aparecida e do Comerciário:

Comércio do Centro do Recife
Sexta (12) – funcionamento facultativo
Segunda (15) - lojas fechadas

Shoppings


Shopping Recife (Boa Viagem)
Sexta (12) - aberto das 12h às 21h
Segunda (15) - lojas fechadas; alimentação e lazer abertos das 12h às 21h

Shopping Tacaruna (Santo Amaro)
Sexta (12) - aberto das 12h às 21h
Segunda (15) - lojas fechadas; alimentação e lazer abertos das 12h às 21h; bancos abertos das 10h às 16h e clínicas, das 8h às 20h 

RioMar Shopping (Pina)
Sexta (12) - aberto das 12h às 21h
Segunda (15) - lojas fechadas; alimentação e lazer abertos das 11h30 às 21h; Expresso Cidadão aberto das 8h às 20h e serviços e lazer, das 12h às 21h

Plaza Shopping (Casa Forte)
Sexta (12) - aberto das 12h às 21h
Segunda (15) - lojas fechadas; alimentação e Game Station abertos das 12h às 21h

Shopping Boa Vista (Boa Vista)

Sexta (12) - aberto das 11h às 19h e Game Station das 10h às 21h
Segunda (15) - lojas fechadas; alimentação com funcionamento facultativo das 11h às 19h; Game Station aberto das 11h às 21h e Expresso Cidadão aberto das 8h às 20h

Shopping Guararapes (Jaboatão)
Sexta (12) - funcionamento normal das 9h às 22h. Atendimento da Celpe, Detran e Bancos fechado
Segunda (15) - lojas fechadas; alimentação e lazer abertos das 12h às 21h

Paulista North Way Shopping (Paulista)
Sexta (12) - aberto das 12h às 21h
Segunda (15) - lojas fechadas; alimentação e lazer das 12h às 21h



Shopping Costa Dourada (Cabo)
Sexta (12) - funcionamento normal das 10h às 22h
Segunda (15)  - lojas fechadas; alimentação e lazer abertos das 11h às 21h

Shopping Patteo Olinda (Olinda)
Sexta (12) - aberto das 12h às 21h
Segunda (15) - lojas fechadas; alimentação e lazer das 12h às 21h

Shopping Camará (Camaragibe)
Sexta (12) - aberto das 13h às 21h; alimentação e lazer das 12h às 22h
Segunda (15) - lojas fechadas; alimentação e lazer abertos das 12h às 22h
Bancos
Sexta (12) - f
echados
Segunda (15) - funcionamento normal, das 10h às 16h

Supermercados
Sexta (12) - abertos
Segunda (15) - fechados
Museus
Museu da Cidade do Recife

Sexta (12) - funcionamento normal das 10h às 17h
Segunda (15) - fechado

Paço do Frevo
Sexta (12) - Funcionamento normal das 9h às 16h30
Segunda (15) - Fechado

Museu do Homem do Nordeste
Sexta (12) - Funcionamento normal das 8h30 às 17h
Segunda (15) - Fechado

Instituto Ricardo Brennand

Sexta (12) - Funcionamento normal das 13h às 16h30
Segunda (15) - Fechado

Agências do TrabalhoSexta (12) - Fechadas
Segunda (15) - Funcionamento normal 7h30 às 17h
Detran
Sexta (12) - Fechado
Segunda (15) - Funcionamento normal

Saúde

Nesta sexta-feira (12), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; Prof. Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo e Profª Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro, estarão abertas 24h para pequenas urgências dos bairros cadastrados. As demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (15). 

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no bairro do Curado, terá funcionamento normal para a realização de partos regulados. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR estará aberto durante todo o feriado com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima, no bairro de Casa Amarela; Professor Bandeira Filho, em Afogados, e Professor Arnaldo Marques, no Ibura, funcionam 24h para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Agamenon Magalhães, em Afogados, Policlínica Professor Barros Lima, em Casa Amarela, Policlínica Professor Arnaldo Marques, no Ibura, e no Hospital Pediátrico Helena Moura, na Tamarineira também estarão funcionando.

A vacinação antirrábica, realizada na Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriadão. A Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funcionará na segunda-feira (10), das 8h às 12h. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, podendo ser acionado das 8h às 17h através dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) funcionará 24h para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá solicitado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) funcionará normalmente.

Educação do Recife

A Secretaria de Educação informa que as escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas nas sexta (12) e segunda-feiras (15). As aulas serão retomadas na terça-feira (16). 


Turismo e lazer

Neste feriadão, os recifenses vão aproveitar dois dias de
 Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os 36,5 km de percurso exclusivo estarão disponíveis na sexta-feira (12) e também no domingo (14), das 7h às 16h. Nos mesmos dias, o Segundo Jardim de Boa Viagem receberá o Lazer na Rua, projeto que deixa livre de carros o trecho às margens da Orla de Boa Viagem.

O projeto Olha! Recife oferecerá passeios no sábado e domingo, a pé, de barco, de bicicleta e de ônibus. Os interessados podem se inscrever nesta quinta-feira (11), a partir das 9h, pelo site. Já as 19 Academias Recife estarão fechadas no feriadão, retomando as atividades na segunda-feira (15).

Cultura 

23ª edição do Festival de Dança do Recife terá estreia na sexta-feira (12). Nesta sexta, será apresentado, no Teatro de Santa Isabel, o espetáculo Dança de Brinquedo, da Cia Mário Nascimento, de Belo Horizonte, às 20h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5. O Festival, que contará com mais de 17 espetáculos internacionais, nacionais e locais, além de oficinas e até uma competição de hip hop,será oferecido nos teatros e espaços públicos da cidade, até o próximo dia 21.

Das 14h às 18h da sexta-feira, será oferecida, no Sítio Trindade, em Casa Amarela, uma extensa programação gratuita e aberta ao público, com apresentação do Boi da Mungangá de Beto Filho, brincadeiras populares com o grupo Incrife e até cinema da lona do circo, com o projeto Cine na Rua, além de bazar de roupas e feiras de artesanato e guloseimas. O Museu da Cidade do Recife vai oferecer, a partir das 10h, oficina de pipas voltada para o público infantil. Às 15h, atividades como corrida de saco, barra-bandeira, peteca e ioiô serão ofertadas para crianças. A programação é gratuita e não precisa se inscrever

No Paço do Frevo, nesta sexta, o acesso será gratuito para crianças de até 12 anos e os pequenos poderão ainda conferir a oficina de máscaras de papel machê Quem é Você?, que será realizada às 10h e às 15h. São apenas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas na hora, na recepção, inclusas no valor do ingresso da visitação. Para outras informações, o visitante deve acessar o site ou (81) 3355-9500.

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário