GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

RESPOSTA DO CHANCELER

Ernesto responde a Bachelet: ‘o que está encolhendo é o espaço da esquerda’

Chanceler reage a ex-presidente que critica o Brasil em razão da amizade de Bolsonaro com Piñera


O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, reagiu às críticas feitas pela ex-presidente do Chile Michelle Bachelet ao que chamou de “redução da democracia no Brasil”, no governo de Jair Bolsonaro (PSL). A ex-presidente chilena parece incomodada com a aproximação entre o presidente do Brasil e o colega do Chile, Sebastián Piñera, rival de Bachelet.
O chanceler brasileiro disse que a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos “está muito mal informada” e “preocupada com o encolhimento da esquerda no Brasil, após herança de corrupção e pobreza.”
“Michelle Bachelet disse que ‘O espaço democrático no Brasil está encolhendo’. Está muito mal informada. Qualquer observador atento sabe que o Brasil vive uma democracia plena e que os brasileiros hoje se engajam na política como nunca antes. O que está encolhendo é o espaço da esquerda. Talvez seja isso o que no fundo a preocupa. Está encolhendo porque cada vez menos brasileiros acreditam numa ideologia que só nos deu corrupção e pobreza. Já o espaço da liberdade, do desenvolvimento e da segurança está aumentando”, disse Ernesto Araújo.
O chanceler também criticou a abordagem de Bachelet aos Direitos Humanos: “Lembrando que os policiais e agentes da lei, cuja ação a Alta Comissária parece desprezar, são também grandes defensores dos direitos humanos. Arriscam a própria vida para defender a segurança e o direito à vida dos seus concidadãos, o mais fundamental de todos os direitos”, concluiu.
Em coletiva em Genebra, Bachelet afirmou que o que chamou de redução do espaço cívico e democrático no Brasil teria se caracterizado pelo que chamou de ataques contra defensores dos direitos humanos, meio ambiente e restrições impostas ao trabalho da sociedade civil.
Diario do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário