GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

RELÓGIOS AVANÇADOS

Recife terá relógios públicos com reconhecimento facial e monitoramento por vídeo

Tomaz Silva/Agência Brasil


O secretário executivo de parceiras estratégicas da prefeitura de Recife, Thiago Ribeiro, anunciou, por meio de uma entrevista ao Blog do Jamildo, Jornal do Comércio, na última segunda-feira (11), que uma Parceria Público-Privada (PPP) levará para algumas praças da cidade relógios com reconhecimento facial e monitoramento por vídeo.

A iniciativa privada realizará exploração comercial de propaganda nos relógios, que terão como fim ajudar na segurança pública e auxiliar em iniciativas de segurança na cidade. O secretário também informou que empresas de todo o Brasil participarão do processo licitatório, que deverá custar algo próximo de R$70 milhões para instalação dos equipamentos, no prazo de 2 anos.

“A primeira PPP faz parte de um projeto maior de uma smart city, onde vários serviços públicos estão interligados. A consulta pública, primeira desta onda, começa em outubro”, informou o secretário executivo de parceiras estratégicas.

Ainda de acordo com Thiago Ribeiro, a empresa vencedora na disputa precisará cuidar do entorno da praça onde o relógio estiver instalado, diminuindo os custos do Poder Público. Falando sobre valores licitatórios de investimento mínimo, ele cita outros lugares onde iniciativas similares aconteceram, mencionando o estado do Rio Grande do Sul.

Um dos países que domina o uso da tecnologia de reconhecimento facial e a desenvolve para controle social é a China, que vive um regime comunista de alta interferência estatal na economia e na vida das pessoas desde 1949. As empresas privadas que atuam fora da nação sofrem ingerências diretas ou indiretas do Partido Comunista Chinês e podem ser usadas para coleta de dados úteis aos seus interesses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário