GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

VACINAÇÃO EM PERNMBUCO

Governo recomenda que prefeituras enviem equipes às escolas para vacinar adolescentes

Foto: Heudes Regis/SEI

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) indicou, nesta quinta-feira (21), a necessidade dos municípios adotarem novas estratégias para que a população com baixa cobertura vacinal conclua o esquema de imunização contra a Covid-19 o mais breve possível. De acordo com o secretário de Saúde do estado, André Longo, uma das alternativas  é aumentar a "busca ativa", incluindo o envio de equipes às escolas. 

Ao contrário da população idosa, pessoas na faixa etária entre 18 e 29 anos, por exemplo, atingiram somente 17,19% do esquema vacinal completo, até o momento. Já o grupo de adolescentes com idade de 12 a 17 anos, atingiu apenas 44,24% da cobertura da primeira dose da vacina. Diante dos números, apresentados nesta quinta, em coletiva de imprensa, os municípios precisam encontrar novas formas de conscientizar essa população sobre a importância da imunização. 

"Os municípios precisam se comprometer a adotar, de acordo com a realidade de cada território, novas estratégias para irem de encontro aos que ainda faltam se vacinar. Precisamos aproveitar todas as alternativas possíveis para ampliar o número de pessoas protegidas. Nossa indicação é reforçar o processo de busca ativa resgatando os que ainda precisam se vacinar com a primeira dose - cerca de 1 milhão de pernambucanos - ou completar o esquema vacinal - mais de 3 milhões de pernambucanos", enfatizou André Longo.  

Ao sinalizar que mais de 500 mil pessoas ainda estão com a segunda dose em atraso no estado, o secretário de Saúde também anunciou que foi pactuada, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a recomendação de que as vacinas sejam aplicadas no ambiente escolar, no caso dos adolescentes. "Também precisamos ir para dentro das escolas para estimular a proteção dos adolescentes, cobrar a responsabilidade dos pais, já que, hoje, esse é o grupo com as menores coberturas vacinais em termos de primeira e segunda dose. Precisamos nos concentrar fortemente nas faixas etárias abaixo de 50 anos onde as taxas de coberturas de segunda dose ainda estão muito aquém da meta de 90%". 

A superintendente de imunizações de Pernambuco, Ana Catarina Melo, reforçou a necessidade de vacinação por parte dos adolescentes e a possibilidade da busca ativa acontecer em outros espaços, além das escolas, para os grupos que ainda estão com baixa adesão da vacinação contra o novo coronavírus. "O público adolescente é um público que atualmente não procura os serviços de saúde e muitas vezes está estudando o dia todo. A gente precisa ir para onde eles estão para garantir a vacinação de maneira adequada, tanto para a primeira quanto para a segunda dose".

"Precisamos fazer uma busca ativa e, se necessário, casa a casa ou ir até os locais de trabalho dessas pessoas, para que a gente consiga garantir com êxito o esquema completo vacinal. Estamos chegando em um momento em que as pessoas que não foram se vacinar são aquelas que estão em dúvida. Então, precisamos ir até essas pessoas, convencer e garantir a vacinação adequada", completou a superintendente.  

Registros da semana

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, foram registrados 390 casos de Covid-19 nesta semana, o que representa uma diminuição de 14% em relação à semana anterior e de 8% em relação há 15 dias. Além disso, foram realizadas 232 solicitações por leitos de UTI, uma queda de 5,6% em relação à última semana.

"Quanto maior for a adesão da sociedade à vacinação, mais rápido venceremos a pandemia e avançaremos nas flexibilizações para retornarmos à normalidade. A vacina é nossa principal aliada na proteção da vida", concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário