GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 6 de maio de 2017

PERNAMBUCANO 2017

Para evitar um prejuízo maior, Náutico e Santa disputam terceiro lugar do Estadual

Equipes já se enfrentaram quatro vezes neste ano, com duas vitórias timbus, uma tricolor e um empate

Confronto vale vaga no Nordestão de 2018 e uma injeção de moral na Série B


Desde 2013, o Campeonato Pernambucano convive com uma decisão que, em geral, é pouco atrativa. Disputar a terceira colocação, em qualquer competição, é chegar sob o peso de uma derrota. Para o Náutico e Santa Cruz, adversários às 16h deste sábado, na Arena de Pernambuco, o trauma da recente eliminação traz alguns pontos em comum. Ambos vêm de eliminações para o Sport e precisam juntar os cacos para salvar o semestre, melhorar o ambiente interno para a Série B, que bate à porta, e, principalmente, garantir a vaga na Copa do Nordeste 2018. De qualquer forma, um confronto melancólico justamente no ano do centenário do Clássico das Emoções.

As feridas de alvirrubros e tricolores não fecharam. Há 13 dias, o Náutico tenta se reerguer do furacão que passou no CT Wilson Campos. Eliminação para o Leão veio seguida de um início de greve geral dos atletas em reclamação aos salários atrasados. Reformulação na diretoria de futebol, promessas de pagamento e suspensão na contratação de novos atletas estão no pacote prometido pelo clube para sanar os compromissos. Mesmo de bolsos vazios, o grupo promete ir com força máxima para honrar a camisa alvirrubra e garantir a classificação no próximo Nordestão. Ano passado, o Timbu venceu o Salgueiro na mesma disputa do terceiro lugar.

Três dias depois de ser eliminado pelo Leão nas semifinais Copa do Nordeste, antecedido pelo fracasso frente ao Salgueiro na mesma fase do Estadual, o Tricolor ainda tenta deixar as duas desclassificações no passado. O técnico Vinícius Eutrópio está pressionado. Luta também para amenizar as críticas para entrar no Brasileiro menos balançado no cargo. Ou, ao menos, ainda no cargo. A ordem no Arruda é de retomada. Treinador e jogadores não escondem que os clássicos com o Náutico serão de pouco atrativos, mas também concordam que vencê-los significa uma trégua na maré de derrotas que viveu o clube nos últimos dias.

PREJUÍZO

Náutico e Santa Cruz já experimentaram ficar de fora do Nordestão por não terem alcançado os critérios técnicos necessários no Estadual. Desde 2013, quando a competição regional voltou a ser disputada, o Timbu deixou de participar duas vezes (2013 e 2016); o Santa, uma (2015). Ausências que causaram prejuízos financeiros consideráveis e restringiram o calendário dos clubes no primeiro semestre. Neste sábado, no primeiro de dois duelos entre os times pela terceira
posição, ainda está em jogo uma retomada moral na temporada.

Cotas: Quanto vale o 3º lugar

R$ 600 mil
Valor pela participação na primeira fase da Copa do Nordeste *

R$ 300 mil
Valor pela participação na primeira fase da Copa do Brasil *


* Considerando as cotas de 2017


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário