GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

DEIXANDO A CADEIA

Nuzman deixa a cadeia após habeas corpus

                                              Carlos Arthur Nuzman, ex-presidente do COB                                               Foto: Miguel Schincariol/AFP

O ex-presidente do COB estava preso desde o dia 5 de outubro, no Rio de Janeiro

O ex-presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) Carlos Arthur Nuzman deixou a cadeia na tarde desta sexta (20) após receber o habeas corpus na última quinta (19). Ele estava preso desde o dia 5 de outubro, no presídio de Benfica, no Rio de Janeiro.
Entre elas as medidas que Nuzman deverá cumprir em liberdade, o ex-dirigente deverá entregar seu passaporte e está proibido de manter contato com os demais investigados pela operação Fair Play, que investiga a compra de votos para que o Rio fosse escolhido como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Nuzman também não poderá ter acesso às sedes ou filiais do COB e do Comitê Organizador da Rio-2016.
O ex-dirigente do COB foi denunciado por corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisa.
Na decisão, o colegiado do STJ considerou a prisão desproporcional em relação às denúncias feitas contra o ex-presidente do COB. Por unanimidade (4 a 0), o órgão aceitou substituir a detenção por medidas cautelares.
Na ordem de habeas corpus, a defesa de Nuzman classificou como "constrangimento ilegal" a prisão do cartola, e argumentou não ser "tolerável que se mantenha no cárcere, sem culpa formada, um homem de 75 anos de idade, que enfrenta problemas de saúde incompatíveis com o insalubre ambiente prisional, situação que coloca em risco sua vida e integridade física".
Nuzman foi preso inicialmente pela Polícia Federal em caráter provisório, com prazo de cinco dias. No dia 9 de outubro, o juiz Marcelo Bretas determinou a transformação da prisão provisória em preventiva, por tempo indeterminado.

Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário