GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

ELEIÇÕES 2018

Eleitor pró-Bolsonaro impõe agenda conservadora ao próximo presidente

Consevadora ao róximo presidente

Houve um tempo em que ninguém se declarava de direita no Brasil. Isso acabou. Se a presença de Jair Bolsonaro no topo das pesquisas representa alguma coisa é o triunfo da direita no embate político brasileiro. Um dos slogans dos apologistas de Bolsonaro é “direita já”. Isso deixou de ser reivindicação. Virou constatação. Ainda que o capitão não chegue à Presidência, já deu voz a uma fatia da sociedade que estava no armário.
Em 2002, quando beijou a cruz do mercado com sua Carta aos Brasileiros, Lula venceu a eleição apropriando-se dos pilares da política econômica de FHC. Desde então, o PT avançava sobre o campo adversário. O PSDB, enferrujado, mal saía do lugar. Com o tempo, petistas, tucanos e os mesmos aliados de sempre tornaram-se estruturas de blindagem de corruptos. E a turma da “direita já”, que apenas sussurrava quando as ruas roncaram em 2013, aproveitou para gritar.
Sabatinado no Roda Viva, Bolsonaro solidificou sua precariedade. Violentou a historiografia. Repetiu clichês. Expôs ideias com a profundidade as de uma poça que qualquer formiguinha pode atravessar com água pelas canelas. De todas as maneiras de lidar com esse personagem, a mais cômoda é ignorar o fato de que um pedaço expressivo do eleitorado namora a ideia de colocá-lo no Planalto. Isso desobriga as pessoas de perceberem o óbvio: seja quem for o eleito, terá de responder às demandas conservadoras que o capitão ecoa na campanha. Esse é o triunfo da direita.

Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário