GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de março de 2019

VISITA A ISRAEL

'Não há previsão' de Brasil reconhecer soberania de Israel sobre Golã, diz porta-voz

Presidente Jair BolsonaroFoto: AFP


O presidente Jair Bolsonaro embarca neste sábado (30) para uma visita oficial a Israel que durará até quarta-feira

porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros, afirmou nesta sexta-feira (29) que "não há previsão" de o governo brasileiro reconhecer a soberania de Israel sobre as colinas de Golã.
O presidente Jair Bolsonaro embarca neste sábado (30) para uma visita oficial a Israel que durará até quarta-feira (3).
O território das colinas de Golã foi capturado por Israel da Síria durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e posteriormente anexado pelos israelenses, num ato sem reconhecimento internacional.
Na semana passada, no entanto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse reconhecer o direito do estado judeu sobre o território, o que gerou críticas de organismos 
Com a afirmação de Rêgo Barros de que o Brasil não deve seguir o gesto dos Estados Unidos, o governo Bolsonaro dá uma outra sinalização de que pretende adotar um tom mais cauteloso na política de aproximação com Israel.
Embora na campanha eleitoral Bolsonaro tenha prometido transferir a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém (o principal pleito dos israelenses), o presidente mudou seu discurso sobre o tema. Nesta quinta-feira (28), ele disse que "talvez" o Brasil abra um escritório de negócios em Jerusalém, um gesto diplomático de muito menor impacto do que a mudança da embaixada.
Nesta sexta (29), Rêgo Barros reforçou as palavras de Bolsonaro. "Nosso presidente está demandando estudos para a avaliação da instalação de um escritório de negócios em Jerusalém", disse.
Ao contrário do que ocorreu nas duas primeiras visitas internacionais de Bolsonaro, o filho do presidente da República, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), não participará da viagem para Israel. Ele é o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.
De acordo com Rêgo Barros, acompanharão Bolsonaro os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Bento Costa Lima (Minas e Energia), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Augusto Heleno (Segurança Institucional).
Integrarão a comitiva ainda os senadores Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Chico Rodrigues (DEM-RR) e Soraya Thronicke (PSL-MS), além da deputada Bia Kicis (PSL-DF). Também irão a Israel o chefe do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas, tenente-brigadeiro do Ar Raul Botelho, e o secretário nacional de pesca e aquicultura do ministério da Agricultura, Jorge Seif Júnior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário