GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 1 de setembro de 2019

CAMPEONATO BRASILEIRO

Contra o Paysandu, em Belém, Náutico faz 'primeiro tempo' do duelo que vale a temporada

O jogo de volta acontece no próximo domingo, às 18h, nos Aflitos (Foto: Léo Lemos/ CNC)


Em 'novo campeonato', Timbu dá início ao confronto das quartas de finais jogando fora de casa; em disputa, o tão desejado retorno à Série B


Melhor time do grupo A. Defesa menos vazada da chave. Vitória no Clássico das Emoções que eliminou o rival da competição. Seis vitórias nas últimas sete partidas. Nada disso importa mais para o Náutico. Agora, começa um novo campeonato para o Timbu, que duela em duas partidas diante do Paysandu para conquistar o tão sonhado acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro destes jogos acontece neste domingo, às 18h, no estádio Mangueirão, pela ida das quartas de finais.

Foi uníssono nas entrevistas coletivas concedidas pelos jogadores durante a semana que a primeira fase ficou para trás e começa outro campeonato. Pode-se dizer, aliás, que foi assim durante todo o ano. Na final do Estadual e na semifinal da Copa do Nordeste, era citada a importância dos jogos, claro, mas ressaltado que a competição mais importante ainda seria a Terceirona - decidida nos dois próximos finais de semana.

Para o duelo mata-mata, o técnico Gilmar Dal Pozzo enxerga a equipe com lastro. O treinador admite que o Timbu oscilou após a sua chegada - o que considera normal - mas vai muito confiante para os duelos contra o Paysandu. “Se fosse há sete ou oito rodadas atrás não teríamos o grupo confiante porque é normal oscilar. Metodologia diferente (dele), é normal que se demore um pouquinho. E por isso a gente estava oscilando”, avaliou.

“Então nesse momento estamos muito forte, uma sequência muito boa. Nas últimas sete partidas vencemos seis, duas delas de virada, contra Botafogo-PB e Ferroviário também (partidas fora, contexto deste domingo). Então ela (equipe) passou todas as circunstâncias, virando jogos, tendo campo com adversidade. Contra Confiança em casa, Botafogo-PB lá. Enfim, a equipe foi ganhar corpo na sequência da competição”.

Para o jogo, o técnico terá um desfalque. Com dores na panturrilha, Rafael Oliveira está vetado do confronto. Wallace Pernambucano, substituto imediato, deve entrar em seu lugar. Artilheiro do time na temporada (12) e líder em assistências (7), o jogador retorna à equipe após 40 dias. Apesar das estatísticas, o ‘Tanque’ enfrenta um jejum de quase três meses sem marcar.

Em relação ao time que entrou em campo na última partida, diante do Santa Cruz, quatro jogadores devem retornar: Camutanga, Wilian Simões, Thiago e Matheus Carvalho. Dal Pozzo não esboçou escalação durante a semana, mas no único treino aberto, deu indícios da formação com estes jogadores. Desta forma, saem Rafael Ribeiro, Erick Daltro e Jhonnatan. A principal dúvida é o último jogador a ser sacado - Jean Carlos ou Álvaro.

“Vencemos o clássico e não teve euforia nenhuma porque já estávamos trabalhando e projetando o adversário (Paysandu). A melhor maneira de controlar a ansiedade é trabalho e confiança no dia a dia. E esse grupo tem demonstrado diariamente essa confiança, uma amizade grande. Eles gostam vir para campo, não se importam de concentrar dois ou três dias antes”, elogiou o técnico. 

Como vem o Paysandu
O Papão vem com uma longa invencibilidade. São 13 partidas sem derrota. Vale destacar, no entanto, que, destes, nove são empates. A equipe paraense, aliás, é comandada por um velho conhecido do futebol pernambucano: Hélio dos Anjos, que além do Sport, foi técnico do Náutico em 93, 2006 e 2007. Dentro de campo, o time tem a segunda melhor defesa geral da Terceirona com apenas 11 sofridos. No ataque, quem chama a atenção é o meia Tomás Bastos e o atacante Nicolas, com cinco e quatro gols cada, respectivamente.

Jogando no Mangueirão, o Paysandu tem rendimento baixo, de apenas 46% em cinco jogos - venceu um e empatou quatro. O percentual, inclusive, é inferior ao do Timbu enquanto visitante - 48%, com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.

FICHA DO JOGOPaysandu
Mota; Tony, Perema, Micael e Bruno Collaço; Anderson Uchôa, Léo Baiano e Tomas Bastos; Nicolas, Hygor Silva e Wesley Pacheco. Técnico: Hélio dos Anjos.
Náutico
Jefferson; Hereda, Diego Silva, Camutanga, Wilian Simões; Josa, Jiménez, Jean Carlos (Matheus Carvalho); Matheus Carvalho (Álvaro), Wallace Pernambucano e Thiago. Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Local: Estádio Mangueirão
Hora: 18h
Árbitro: Anderson Daronco(Fifa-RS)
Assistentes: Elio Nepomuceno de Andrade Júnior e Jorge Eduardo Bernardi (ambos do RS)

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário