GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

SPORT - ARTILHARIA DA SÉRIE B

Com Hernane e Guilherme na briga, Sport pode ter artilheiro da Série B pela primeira vez

Hernane e Guilherme vêm tendo motivos para comemorar (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)


Brocador marcou seu 11º gol contra o Londrina, empatando com Rodrigão, centroavante do Coritiba; Guilherme, que marcou o nono, vem na sequência


Além dos três pontos, a vitória do Sport sobre o Londrina serviu para fortalecer os dois principais atacantes do clube na briga pela artilharia da Série B. Hernane marcou o 11º e igualou Rodrigão, do Coritiba, na artilharia da competição. Guilherme fez o nono e se isolou na terceira colocação. O Leão já teve quatro artilheiros em três competições nacionais, mas, na Série B, o feito seria inédito para o rubro-negro.

Nesta Série B, o Sport já marcou 32 gols, desses, 20 saíram da dupla Hernane e Guilherme, ou seja 62,5%. Hoje, o Leão tem o segundo melhor ataque do campeonato, mas considerando só os gols da dupla, teríamos o 13º maior número de gols do torneio, nada mal para apenas dois jogadores. Juntos, eles têm mais gols que o Paraná Clube (18), que está na briga pelo acesso. Em relação a outras duplas da Série B, a segunda com mais gols é formada por Ytalo e o ex-Sport Matheus Peixoto, do Bragantino, com 14 tentos somados.

Se algum rubro-negro confirmar a artilharia da Série B, essa será a 16ª vez que um atleta de um clube pernambucano consegue a artilharia de um torneio nacional. O Sport já conseguiu esse feito em três competições diferentes. A primeira artilharia nacional leonina veio em 2000, quando Adriano e Nildo marcaram três gols cada na Copa dos Campeões, da qual o Sport foi vice-campeão. Marcelinho Paraíba, do São Paulo, e Reinaldo, do Flamengo, também chegaram à marca.

Oito anos depois, no título da Copa do Brasil, o meia Romerito balançou as redes em oito oportunidades, mesmo número de Edmundo, à época no Vasco da Gama. Mais recentemente, o Sport voltou a ter um artilheiro nacional. Com 14 gols, Diego Souza foi um dos artilheiros da Série A de 2016, junto a Fred, do Atlético Mineiro, e William Pottker, da Ponte Preta.

Assim, uma eventual artilharia na Série B seria a primeira do Sport fora de competições de primeiro escalão nacional. Vale ressaltar que, a Copa dos Campeões, mesmo que disputada em poucas oportunidades, era considerada uma competição de primeiro nível. Essa também poderia ser a primeira artilharia isolada do Sport em campeonatos nacionais, uma vez que todas as anteriores foram divididas com outros atletas.

A nível nacional, a única competição já disputada por pernambucanos que nunca teve artilharia do estado é a Série D, disputada desde 2009. A primeira artilharia pernambucana foi em 1965, quando Bita (Náutico) marcou nove gols no Brasileirão. Já a mais recente foi já nesta temporada, com Pipico (Santa), na Copa do Brasil. Se algum dos rubro-negros confirmar a artilharia da Série B, essa será a primeira vez que Pernambuco terá artilheiros em mais de uma competição nacional no mesmo ano.

CONFIRA AS ARTILHARIAS PERNAMBUCANAS EM COMPETIÇÕES NACIONAIS

BRASILEIRÃO
1965 - Bita (Náutico) - 9 gols
1966 - Bita (Náutico) - 10 gols
1973 - Ramón (Santa Cruz) - 21 gols
2016 - Diego Souza (Sport) - 14 gols

SÉRIE B
1996 - Maurício (Santa Cruz) - 13 gols
2005 - Reinaldo (Santa Cruz) - 16 gols
2011 - Kieza (Náutico) - 21 gols

SÉRIE C
1981 - Fabinho (Santo Amaro) - 5 gols
2012 - Dênis Marques (Santa Cruz) - 12 gols

COPA DO BRASIL
1990 - Bizu (Náutico) - 7 gols
2008 - Romerito (Sport) - 6 gols
2014 - Léo Gamalho (Santa Cruz) - 6 gols
2019 - Pipico (Santa Cruz) - 5 gols

COPA DOS CAMPEÕES
2000 - Adriano (Sport) - 3 gols
2000 - Nildo (Sport) - 3 gols


DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário