GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 5 de novembro de 2019

CPI DO ÓLEO

João Campos aguarda decisão de Rodrigo Maia sobre CPI

Deputado federal João Capos (PSB-PE) recolheu assinaturas para abertura da CPI do Vazamento de ÓleoFoto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco


Durante a homenagem ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e a bancada do Nordeste no Congresso, nesta segunda-feira (4), em almoço realizado no Arcádia de Boa Viagem, o deputado Federal João Campos (PSB-PE) falou sobre a expectativa de que Maia instale a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta por ele.

"Nós tivemos a CPI com maior número de apoiamento desta legislatura. Foram 267 assinaturas dos 25 partidos que tem representação na Casa para tratar de um problema que é enorme. É o maior desastre ambiental em extensão da história do país, que já passa por todos os estados nordestinos, podendo chegar no sudeste brasileiro. Desde o início tivemos a preocupação de não ser um embate entre oposição e governo. Nós relatamos isso ao presidente Rodrigo Maia. Ele ficou de terminar de ouvir os líderes e as pessoas que têm sido impactadas por isso, e de tomar uma decisão no início desta semana", disse João Campos.

Apesar do grande número de assinaturas, a CPI começa a sofrer resistência de alguns parlamentares, por conta da reação do trade turístico que argumenta que o foco de uma investigação poderia prejudicar os negócios no turismo da região. André de Paulo é um desses parlamentares que está reavaliando o apoio. "Eu quero dizer que não apenas eu assinei em homenagem a João, como mais 11 companheiros do meu partido assinaram. Mas eu me preocupo porque, na sequência, recebi empresários do setor Turismo de Pernambuco que têm muito receio no sentido de ficar ao longo de muito tempo com uma pauta que não é positiva. Mas João tem convicão de que essa pauta não atrapalha Pernambuco", comentou.

"O Trade Turístico tem uma preocupação real de garantir a limpeza da praia e de garantir o bom funcionamento da alta temporada que jpa começou e que vai até o final do verão no litoral Nordestino. E o que a gente disse desde o início é que não é uma CPImpara fazer pirotecnia, mas uma CPI para investigar as causas do vazamento, avaliar as ações que foram tomadas e deixaram de ser tomadas e proppor inovações legislativas, porque claramente o Estado brasileiro se mostrou ineficiente para mitigar um desastre deste tamanho", disse João Campos.

"Nossa intenção é fazer um trabalho alinhado com o Turismo pernambucano e nordestino, porque é uma importante fonte econômica para nossa região, que vai desde o catador de marisco às grandes redes hoteleiras que empregam muita gente. isso não vai de maneira nenhuma atrapalhar o turismo, vai mostrar a forma séria como o Nordeste vai enfrentar esse desafio e se preparar para evitar qualquer tipo de desastre futuro. Tenho certeza de que isso vai fortalecer o turismo", concluiu o socialista.

Em rápida entrevista coletiva, Rodrigo Maia comentou sobre a possibilidade de abertura desta CPI."Estamos avaliando e vamos decidir entre hoje e amanhã [terça]. Vou ouvir os deputados do Nordeste, os pós e contras, e depois vamos decidir sobre ela", ponderou.

"Sabemos que outros impactos virão em relação a toda a cadeia produtiva do Turismo no Nordeste. Acho que o parlamento tem que estar preparado, participando próximo. Já tem uma comissão externa. Amanhã a gente decide se vamos ou não instalar a CPI, mas a Comissão já está acompanhando e vai levar para o parlamento aquilo que cabe ao parlamento", afirmou.

"Mudanças de Leis que possam no curto prazo reduzir os danos do setor de turismo como um todo e junto com isso pensar em políticas de longo prazo em relação à proteção do Meio Ambiente. A gente viu que a estrutura do governo era falha para tragédias ambientais como essa no nosso litoral nordestino", avaliou Maia.


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário