GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 19 de novembro de 2019

ESTACIONAMENTO EM BOA VIAGEM

Zona Azul será ampliada em Boa Viagem e funcionará até aos domingos

Rua Antônio Lumack do Monte, em Boa ViagemFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


Cento e trinta novas vagas de estacionamento rotativo estarão disponíveis a partir da próxima quinta-feira

O bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ganhará mais 130 vagas de Zona Azul. Os novos espaços de estacionamento rotativo serão implantados na rua Antônio Lumack do Monte e passam a valer a partir da próxima quinta-feira (21). As vagas terão permanência máxima de cinco horas, pelo valor de R$ 3, e poderão ser renovadas uma vez.

O serviço funcionará todos os dias da semana, inclusive aos domingos, das 8h às 20h. A intervenção deve dar mais comodidade às pessoas que têm interesses em destinos como o Shopping Recife, instituições financeiras e prédios empresariais. A intervenção terá sete vagas destinadas a pessoas idosas e três para pessoas com deficiência. A medida atende exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina a destinação de 5% e 2% do total de vagas para, respectivamente, idosos e pessoas com deficiência.

Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a medida visa promover a democratização do espaço público e o ordenamento do estacionamento como estratégia de melhorias na mobilidade. Ao implantar os estacionamentos rotativos na rua Antônio Lumack do Monte, a CTTU atende a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A gestora de planejamento viário da CTTU, Kelly Pereira, disse que já houve a tentativa de fazer disciplinamento com vagas comuns, mas não deu certo. "Mesmo com fiscalização ativa, a rotatividade que deveria ocorrer não funcionou devidamente. Então, por se tratar de uma área comercial, a melhor forma que achamos para organizar o espaço foi implantando a Zona Azul", disse.

Para viabilizar a implantação dos estacionamentos rotativos, três pontos de vendas fixos de Zona Azul serão implantados nas proximidades. Contudo, até esta segunda-feira, a CTTU não havia definido esses locais. Além disso, os usuários também poderão ativar as vagas pelo aplicativo Zona Azul Digital Recife, disponível para as plataformas Android ou iOS.

Punição
Atualmente, Recife conta com mais de 4.500 vagas rotativas implantadas em dez bairros. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo está passível de remoção ao depósito.


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário