GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

LEGISLATIVO

Última reunião plenária da Alepe marca despedida de Priscila Krause e Teresa Leitão

Foto: Romulo Chico/DP Foto


Na última sessão plenária do ano, o clima de despedida tomou conta da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Isso porque a reunião desta quarta-feira (21) também marcou o fechamento da 19ª Legislatura, encerrando o mandato de deputados como Priscila Krause (Cidadania), que será vice-governadora a partir de janeiro, e Teresa Leitão (PT), eleita a primeira senadora do estado. Parlamentares que não conseguiram a reeleição no pleito deste ano também se despediram da Casa.

Como de praxe, a sessão foi comandada pelo presidente da Mesa Diretora, Eriberto Medeiros (PSB), que iniciou a reunião pedindo um minuto de silêncio em memória das vítimas do policial militar Guilherme Barros, que disparou contra a esposa e quatro colegas de farda na terça-feira (20). Em seguida, o deputado fez um discurso protocolar, destacando as atividades realizadas pela Alepe durante o último ciclo e a importância do Legislativo pernambucano.

"Só nos resta, aqui, agradecer a todas as senhoras e senhores, nobres colegas, a oportunidade da convivência nesta Casa, o aprendizado, a confiança que nos foi dada e por três vezes as senhoras e senhores me conduziram e confiaram a oportunidade de presidir um poder tão importante como a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco", disse o parlamentar, eleito deputado federal em outubro.

Concluindo o quinto mandato na Alepe, Teresa Leitão fez um longo discurso de despedida na tribuna do plenário. Professora de formação, a petista afirmou ter aprendido muito na Casa. "[Aqui] amadureci, vi os dois lados de atuação como bancada de governo, da base, e bancada de oposição. Aliás, fui eleita no primeiro mandato como oposição e hoje, não apenas saio do último mandato como base do governo, mas eleita senadora pela aliança de sustentação a esse governo, a Frente Popular. Agradeço a todos e todas que caminharam comigo por todos esses anos e, em especial, neste momento eleitoral. Os que concordaram, os que discordaram, os que deram a mão, os que acreditaram, os que me desafiaram."

Deputada estadual desde 2015, Priscila Krause também deixou a Casa de Joaquim Nabuco nesta quarta. Eleita vice-governadora na chapa de Raquel Lyra (PSDB), Krause encerrou sua passagem pelo Legislativo com uma fala emocionada em que mencionou o "espírito democrático" de convivência com os pares nos últimos oito anos de trabalho parlamentar. "Pernambuco me trouxe até aqui e é com Pernambuco que firmo meu compromisso de fazer dessa construção de 18 anos, dos quais oito passei nesta Assembleia Legislativa, a base para o futuro que se aproxima."

"Obedecendo ao que decidiu o eleitor, a quem sempre mantive fidelidade, me aproximo de um novo momento, de um novo papel, agora no poder Executivo, mas permanece o mesmo compromisso. Mudam os espaços físicos, persistem o mesmo coração, a vontade e os sonhos do primeiro dia", concluiu.

A última reunião dos deputados estaduais pernambucanos também marcou a despedida das Juntas (PSOL), primeiro mandato coletivo eleito no estado e oficialmente representado pela ambulante Jô Cavalcanti, e de um dos parlamentares mais experientes da Casa, o ex-prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT) — ambos tentaram a reeleição, mas não obtiveram êxito. Dos 49 deputados, 24 conseguiram se reeleger.

A Alepe entra em recesso a partir desta semana e retorna às atividades em 1º de fevereiro, quando será definida a nova Mesa Diretora.

Por: João Victor Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário