GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

LIMITANDO A VISIBILIDADE DA DIREITA

‘Twitter Files 2’: arquivos revelam “lista negra” de comentaristas de direita para limitar a visibilidade


 A segunda parte dos chamados “Arquivos do Twitter” de Elon Musk esclareceu as práticas da empresa de “lista negra” secreta de certos tweets e usuários.

“Uma nova investigação #TwitterFiles revela que equipes de funcionários do Twitter constroem listas negras, evitam que tweets desfavorecidos se tornem tendências e limitam ativamente a visibilidade de contas inteiras ou até tópicos de tendências – tudo em segredo, sem informar os usuários”, a jornalista Bari Weiss iniciou seu tópico em Quinta-feira. 

“O Twitter já teve a missão de ‘dar a todos o poder de criar e compartilhar ideias e informações instantaneamente, sem barreiras’. Ao longo do caminho, barreiras foram erguidas”, escreveu Weiss.

Ela apontou para o Dr. Jay Bhattacharya, da Universidade de Stanford, um oponente de longa data do pensamento de grupo COVID durante a pandemia, que expressou oposição aos bloqueios. 

“O Twitter colocou em uma ‘Lista Negra de Tendências’, o que impediu que seus tweets se tornassem tendências”, relatou Weiss.

Weiss destacou que o apresentador da Fox News, Dan Bongino, foi colocado em uma “Lista negra de pesquisa” e o Twitter colocou Charlie Kirk, da Turning Point USA, em “Não amplifique”.

Bongino reagiu às revelações no Twitter: “SEMPRE soubemos que éramos um alvo da máquina de supressão do Twitter. SEMPRE. No entanto, os liberais insistiam que era outra ‘teoria da conspiração’. Esta noite é uma vingança, mas não espero desculpas dos esquerdistas. Eles vivem para abusar do poder e não se desculparão por isso”.

 

 

 

“O Twitter negou que faça tais coisas”, escreveu Weiss. “Em 2018, Vijaya Gadde do Twitter (então chefe de política jurídica e confiança) e Kayvon Beykpour (chefe de produto) disseram: ‘Não banimos sombra’. Eles acrescentaram: ‘E nós certamente não banimos sombra com base em pontos de vista políticos ou ideologia.’

A primeira parte, compartilhada na sexta-feira pelo redator da Substack Matt Taibbi, ofereceu uma visão sobre o que levou à supressão da história do laptop Hunter Biden pelo Twitter durante as eleições presidenciais de 2020.

 

O Twitter bloqueou seus usuários de compartilhar as reportagens do New York Post sobre o laptop de Hunter Biden em tweets e mensagens diretas. 

Na época, o Twitter Safety alegou que os artigos violavam sua “política de materiais hackeados”. O então CEO do Twitter, Jack Dorsey, admitiu que as ações de sua empresa foram um erro. 

Muitos críticos acreditam que a supressão do escândalo Hunter Biden pela Big Tech e pela mídia em geral foi suficiente para influenciar a eleição em favor de seu pai.

Na terça-feira, Elon Musk anunciou que havia demitido o vice-conselheiro geral do Twitter, Jim Baker, um controverso ex-advogado do FBI, por seu “possível papel na supressão de informações importantes para o diálogo público”.

Musk disse que questionou Baker sobre a resposta do Twitter à história do laptop e achou suas respostas “pouco convincentes”.

De Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário