GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

COMUNISTA CONVICTO

Interventor de Brasília ajudou a trazer Fidel Castro ao Brasil


Ricardo Garcia Cappelli atuou na UNE e foi o responsável por trazer o cubano para o 46º Congresso da entidade, em 1999

O interventor federal para a segurança no Distrito Federal, Ricardo Garcia Cappelli, foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) de 1997 a 1999. Atualmente, é o secretário-executivo do Ministério da Justiça na gestão de Flávio Dino.

Capelli nasceu em 11 de fevereiro de 1972, no Rio de Janeiro. Fez carreira no PC do B, foi responsável, em sua gestão, por levar o ex-presidente cubano Fidel Castro ao 46º congresso da UNE, em 1999, como registra o site da entidade.

Fidel veio ao Brasil para participar da 1ª Cúpula América Latina, Caribe e União Europeia, realizada de 28 a 30 de junho de 1999. No dia 1º de julho, junto a uma comitiva de aproximadamente 120 pessoas, segundo noticiaram os jornais da época, foi para Belo Horizonte.

Lá, ele foi recebido com honras militares no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, pelo então governador Itamar Franco. Depois, discursou para 2.500 estudantes da UNE, segundo estimativas da PM (Polícia Militar), divulgadas por jornais da época. Ele voltou para Cuba na madrugada do dia 2.

 Com um nome associado ao movimento estudantil e à esquerda, Cappelli ficará no comando de aproximadamente 13.000 policiais do Distrito Federal e precisará dialogar com oficiais que, geralmente, estão alinhados a um pensamento mais conservador.Copyrightreprodução/YouTubeRicardo Garcia Cappelli (na imagem da direita, ele aparece com um círculo branco) durante congresso da UNE, em 1999, que contou com a participação de Fidel Castro

Fidel foi ao 46º congresso nacional da entidade, realizado em 1999, no estádio Mineirinho, em Belo Horizonte (MG). Capelli foi o organizador do evento.

Assista ao vídeo da participação do ex-presidente cubano no evento, publicado no canal da UNE no YouTube (1h41m35s):

Formado em jornalismo, Capelli seguiu carreira política. Foi secretário de comunicação do governo do Maranhão na administração de Dino e também atuou na secretaria de Governo. Ele tem pós-graduação em gestão pública na FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Foi assessor no gabinete do vereador Fernando Gusmão (PC do B) no Rio de Janeiro. Em 2002, foi candidato a deputado estadual pelo mesmo partido. Não foi eleito.

De 2003 a 2006, trabalhou no Ministério do Esporte. Atuou no departamento de Esportes Universitários. Depois, foi secretário de Desenvolvimento da prefeitura de Nova Iguaçu na gestão do atual deputado federal Lindbergh Farias(PT).

Em 2008, foi candidato a vereador no Rio de Janeiro. Não foi eleito. Ainda em 2008, tornou-se diretor de programas da secretaria executiva do Ministério do Esporte, no governo Lula.

Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário