GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

O ATRASO ESTÁ DE VOLTA

Retrocesso: Lula impede privatização até de estatais que dão prejuízo

Privatizações suspensas por Lula foram iniciadas no governo de Bolsonaro


Da lista, só a Petrobras tem demonstrado eficiência nos últimos anos


A edição de ontem (2) do Diário Oficial da União (DOU) publica uma decisão representativa do retrocesso que se implanta no País: a determinação do presidente Lula de suspender o processo de privatização de oito estatais brasileiras. O plano de privatização foi iniciado na gestão de Jair Bolsonaro.

Com o despacho, saem do plano de privatização empresas que recentemente têm demonstrado eficiência, como Petrobras, e outras que somente dão prejuízo e consomem recursos públicos necessários em outra áreas.

Entre as empresas que já não serão privatizadas, ao menos durante o novo governo, estão Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), Correios, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Armazéns e os imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A justificativa apresentada para a revogação foi a necessidade “de assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público ou sobre o mercado”.

Rodrigo Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário