GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 6 de outubro de 2018

ELEIÇÕES EM PERNAMBUCO

Ipespe/FolhaPE: Jarbas chega a 41% das intenções de votos


Emedebista lidera corrida ao Senado , seguido por Humberto Costa, que tem 34% e cresceu quatro pontos. Mendonça está em terceiro, com 25%

A quarta pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, na sexta-feira (5), mediu a intenção de voto dos pernambucanos para o Senado e indicou um cenário semelhante ao registrado na amostragem anterior. Na liderança, o senador Jarbas Vasconcelos aparece com 41% das menções e abre vantagem para o segundo colocado, o senador Humberto Costa (PT) que tem 34%. Os dois candidatos cresceram quatro pontos percentuais. Na terceira colocação está o deputado federal Mendonça Filho (DEM), com 25%. 

O levantamento também registrou que Sílvio Costa (Avante) e Bruno Araújo (PSDB) oscilaram dentro da margem de erro, registrando 12% e 8%, respectivamente. Já a quantidade de votos brancos e nulos, para o primeiro voto, é de 20% e, para o segundo voto, de 31%. Os indecisos representam 23%. Pastor Jairinho(Rede) anota 3%, Eugênia Lima (PSol), Albanise Pires (PSol), Adriana Rocha (Rede) e Hélio Cabral (PSTU) pontuaram 1%, cada. Alex Lima Rola (PCO) e Lidia Brunes (PROS) aparecem com 0%.

Detalhamento 

Jarbas, Humberto e Mendonça apresentam os seus melhores índices entre os entrevistados da Capital pernambucana, 48%, 37% e 34%, respectivamente. No recorte por sexo, todos eles têm o melhor desempenho entre os eleitores do sexo masculino, 46%, 37% e 26%, respectivamente.


Porém, quando o recorte é por idade, o perfil do eleitorado dos candidatos não é semelhante. Jarbas tem mais votos entre os que têm 60 anos ou mais, 50%, Humberto entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, 27%, e Mendonça entre os que têm de 45 a 59 anos, 36%. No quesito instrução, Jarbas e Humberto se destacam entre os eleitores que possuem até o ensino fundamental, 46% e 35%, respectivamente. Mendonça tem mais menções entre os que possuem ensino médio, 26%.

No aspecto da renda, Jarbas soma mais pontos percentuais entre os que recebem entre dois e cinco salários mínimos, 44% . Humberto tem mais tem apoio dos que ganham mais de cinco salários mínimos (37%). Já Men­­donça, conquista mais eleitores entre dois e cinco salários mínimos. 

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 4 de outubro e ouviu 800 entrevistados, usando uma metodologia face a face e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-04355/2018 e PE-02671/2018. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário