GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 4 de março de 2019

CARNAVAL 2019

Maracatu feminino festeja 15 anos em Nazaré da Mata

Maracatu Feminino vai celebrar 15 anos no Encontro Estadual de Maracatus RuraisFoto: Divulgação


Grupo vai festejar durante abertura do Encontro Estadual dos Maracatus Rurais, nesta segunda-feira (4)

Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), na Zona da Mata Norte, se prepara para festejar, nesta segunda-feira (4), o 15º aniversário durante abertura do Encontro Estadual dos Maracatus Rurais.

As integrantes da Amunam, do Maracatu de baque solto Coração Nazareno e do grupo de cultura popular pioneiro no País, esperam fazer uma linda apresentação.

"Este ano estamos recebendo, pela primeira vez, mulheres de várias localidades e profissões, que se identificaram com nossa luta e estão se juntando a nós. Tem mulheres vindo do Rio Grande do Norte ( Natal), Distrito Federal ( Brasília), Bahia (Salvador), Jaboatão dos Guararapes e Recife" explica Eliane Rodrigues, coordenadora executiva da Amunam e idealizadora do grupo.

As brincantes vão receber, em 2019, um grupo de feministas de várias estados do País, que prometem abordar a Lei da Importunação Sexual. A data marca as comemorações de 15 anos do grupo, que leva embelezamento, alegria e muita energia positiva ao carnaval pernambucano e do Brasil. 

Criado em 08 de Março de 2004 - Dia Internacional da Mulher - O Maracatu Feminino Coração Nazareno é um aliado no enfrentamento à violência contra a mulher e de gênero. Com dois CD's gravados, a agremiação carnavalesca, que também é Ponto de Cultura, conta com mais de 70 integrantes, com idades dos 5 aos 70 anos. Mas, no Carnaval 2019, estão recebendo um reforço maior no número de brincantes. Feministas, elas estão vindo de outras cidades e estados do Brasil, para participar da brincadeira popular. 

Outra novidade que será trazida ao público e admiradores do Coração Nazareno, é o repertório musical. Por meio de versos e improvisos, a mestra Cristiane, responsável por ser a porta-voz das mensagens à sociedade, sobre a Lei da Importunação Sexual - aprovada recentemente - que pune agressões que tentarem qualquer reação contra a vontade das mulheres em foco de folia.

" O nosso Maracatu é muito mais que a beleza feminina; juntas somos a resistência, a luta e a determinação de que Não é Não! Toda mulher merece respeito, compreensão e, sobretudo, amor" disse a mestra, Cristiane. 

Encontro dos Maracatus - Em Nazaré da Mata, nesta segunda-feira (4), o Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno, da Amunam, participa de um cortejo com vários grupos de maracatus da cidade e região, a partir das 8h30. 

Ao todo, o percurso que tem cerca de 1 km, vai percorrer as principais ruas e avenidas da área central da cidade, rumo ao palco principal, montado na Praça João XXIII, Centro de Nazaré da Mata, onde acontece a apoteose do Encontro. O local conta com um palco, no qual as brincantes juntamente com a mestra e contra-mestra vão se apresentar para os moradores e turistas. 

Serviço:
Encontro Estadual dos Maracatus Rurais
Praça João XXIII, Centro de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte
Segunda (3), 8h30



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário