GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 10 de dezembro de 2022

A GARGANTA PREOCUPA

Com voz rouca e falha, Lula anuncia primeiros nomes de ministros


Presidente eleito anunciou os ministros da Defesa, Casa Civil, Justiça, Fazenda e Relações Exteriores


O presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva anunciou na manhã desta sexta-feira (09), em Brasília, os nomes dos primeiros ministros que vão compor o futuro governo.

Chamou atenção a voz rouca e quase falha de Lula, que chegou a interromper o anúncio para beber água. No final de novembro, o petista retirou uma leucoplasia, uma espécie de lesão na laringe.

Ao lado de Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann, Flávio Dino, Rui Costa, Aloísio Mercadante,  Mauro Vieira e José Mucio Monteiro, Lula anunciou os ministros da Defesa, Casa Civil, Justiça, Fazenda e Relações Exteriores.  São eles:

Ministro do TCU José Mucio. Foto: José Cruz/Agência Brasil

José Mucio. Foto: José Cruz/Agência Brasil


José Múcio Monteiro (Ministério da Defesa)

engenheiro civil e político pernambucano com passagens pelos partidos Arena, PDS, PFL, PSDB e PTB. Foi eleito deputado federal por cinco mandatos consecutivos. Em 2009, renunciou ao parlamento para se tornar ministro do Tribunal de Contas da União, chegando a presidir o tribunal em 2018. Desde o fim de 2020 que não compõe mais a corte.

Rui Costa (Casa Civil)

economista e baiano, Rui Costa foi eleito cinco vezes deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, sigla que é filiado até hoje. Atualmente exerce o segundo mandato como governador da Bahia, sendo reeleito no primeiro turno das eleições de 2018

Flávio Dino Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


Flávio Dino (Justiça)

maranhense, advogado e ex-juiz federal, exerceu dois mandatos como governador do Maranhão. Antes do Executivo, Dino foi duas vezes deputado federal. Filiado ao PSB, passou pelo PCdoB e pelo PT. Chegou a assumir a presidência da Embratur durante o governo Dilma. 

Fernando Haddad Foto: Wilson Dias/ABr

Fernando Haddad (Fazenda)

ex-prefeito de São Paulo, entre 2013 e 2017, o político paulistano não conseguiu se reeleger. Sempre filiado ao Partido dos Trabalhadores, ocupou o Ministério da Educação nos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff. Neste ano, disputou o governo de São Paulo. Apesar de avançar para o segundo turno da disputa, perdeu a eleição para Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Mauro Vieira (Relações Exteriores): 

Advogado e diplomata, Mauro Vieira é o atual embaixador do Brasil na Croácia. Foi chanceler brasileiro entre 2015 e 2016, durante o governo Dilma.

Mauro Vieira


Por Rodrigo Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário