GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 11 de dezembro de 2022

ELEIÇÕES ANTECIPADAS NO PERU

Presidente do Peru pode antecipar eleições após tentativa de golpe e impeachment do antecessor esquerdista

Foto: Reprodução/Twitter.


A presidente do Peru, Dina Boluarte, disse que pode antecipar as eleições no país para encontrar um substituto. Ela assumiu o poder há três dias, depois do impeachment do antecessor Pedro Castillo, que tentou dar um golpe de Estado.

“Se a sociedade e a situação justificarem a antecipação das eleições, então, em conversa com as forças democráticas e políticas do Congresso, sentaremos para negociar”, declarou a presidente do Peru, a repórteres da agência de notícias Reuters. “Não causei esta situação, estou cumprindo meu papel constitucional.”

Após tentar fechar o Congresso, Castillo se tornou alvo de uma denúncia feita pelo Ministério Público do Peru segundo a qual o esquerdista provocou rebelião e conspiração. Na sequência, um tribunal superior determinou sete dias de prisão preventiva para o político, agora detido na capital Lima. No mesmo local, Alberto Fujimori, outro ex-presidente do Peru, cumpre pena.

No Parlamento peruano, foram 101 votos pelo impeachment, seis contrários e dez abstenções. Pouco antes da votação, o ex-presidente tentou dissolver o Congresso e convocar novas eleições.

Dina foi eleita vice-presidente em 2021, concorrendo na chapa de Castilho à Presidência da República. Em seu discurso de posse como presidente nesta semana, ela pediu “trégua política para instalar um governo de unidade nacional”.

Créditos: Revista Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário