GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

FESTA DO MORRO

Fiéis dão demonstração de fé no Morro da Conceição, neste domingo (4)

Muitos fiés demonstraram sua fé e pediram bênçãos à Nossa Senhora da Conceição,                                                                                                                                                  neste domingo (4) - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco


A festividade religiosa acontece após dois anos com restrições por causa da pandemia da Covid-19



Festa do Morro da Conceição, que recebeu o título de patrimônio cultural imaterial de Pernambuco em decisão do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, no início deste mês, levou centenas de fiés aos pés da santa, neste domingo (4). 

festividade religiosa acontece após dois anos com restrições por causa da pandemia da Covid-19 e segue com cortejos, missas e programação cultural até o dia 8 de dezembro.

Programação
Entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, serão eleboradas cinco missas diárias: às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, além do momento mariano, com oração do Terço e ladainha de Nossa Senhora, às 18h; e a novena solene, às 19h30.

Já no dia da padroeira, 8 de dezembro, as missas acontecerão de hora em hora e serão celebradas no palco montado na praça na frente da torre da Igreja, com início à 0h. As demais celebrações serão realizadas às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. Dentro do Santuário, a primeira missa vai ser celebrada à 1h, e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.

História
O então bispo de Olinda, dom Luiz Raymundo da Silva Britto, em 8 de dezembro de 1904, inaugurou o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A partir dessa data, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado como Morro da Conceição.

Nesse mesmo dia, mas no ano de 1974, o então arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro. Em 1975, ela ganhou a denominação de Matriz do Morro da Conceição, sendo elevada à condição de Santuário Arquidiocesano no dia 8 de dezembro de 2015.

Antes, em 2008, a igreja foi reconstruída e recebeu paredes de vidro, possibilitando a visão da imagem da Virgem Imaculada de dentro e fora do santuário A imagem foi restaurada pela primeira vez em 2001 e passou pelo segundo restauro em 2014.


Por Portal Folha de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário