GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 4 de dezembro de 2022

SAÚDE DO REI PELÉ

Entenda o que são cuidados paliativos, condição em que o ex-atleta está

Luta de Pelé contra a doença começou em setembro do ano passado (Foto: Joedson Alves/AFP)


O tricampeão mundial da Seleção Brasileira de futebol não está respondendo ao tratamento para o câncer de cólon que começou em setembro de 2021


O ex-jogador Pelé, tricampeão mundial da Seleção Brasileira de futebol, não está mais respondendo ao tratamento de quimioterapia para o câncer de cólon e segue agora em cuidados paliativos. A luta contra a doença começou em setembro do ano passado. No início do ano, o ex-atleta recebeu a notícia de que havia metástases no intestino, fígado e pulmão.

De acordo com a médica paliativista Michelle Andreata, que lida diariamente com pacientes nesse tipo de situação, os cuidados paliativos prezam pela qualidade de vida, dignidade e bem-estar, mesmo em quadros irreversíveis.

O objetivo é prestar cuidados tanto para a pessoa que recebeu o diagnóstico de uma doença incurável quanto para seus familiares.
 
“A ideia é aliviar o sofrimento, tratar a dor na sua integralidade com foco nos sintomas e perdas físicas, sociais, psicológicas e espirituais, dando conforto até o último minuto de vida do paciente. Existe muita coisa que pode ser feita pela pessoa diagnosticada e não pela doença em si. Todo esse processo faz com que a qualidade de vida seja a melhor possível dentro das possibilidades existentes”.

Para realizar esses cuidados, faz-se necessário um trabalho com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos, sempre de acordo com a necessidade e demanda de cada paciente. “Tudo é feito de forma muito individualizada”, ressaltou Michelle.

Além de atender o paciente, é fundamental acolher e envolver também os familiares, afinal, há um sofrimento geral muito grande gerado pela má notícia da progressão da enfermidade e também pela possibilidade da perda.

Em números
Segundo o Atlas Global de Cuidados Paliativos, uma iniciativa da Aliança Mundial de Hospice e Cuidados Paliativos, existem 56 milhões de pessoas que precisam de cuidados paliativos no mundo anualmente, sendo 25 milhões no final da vida e apenas 14% das pessoas que precisam desses cuidados atualmente o recebem.

Atlas dos cuidados paliativos no Brasil 2019
Em 2018, o Brasil contava com 177 serviços de Cuidados Paliativos, como mostra o documento Análise Situacional e Recomendações da ANCP para Estruturação de Programas de Cuidados Paliativos no Brasil, e, em 2019, foram mais de 190. Esse aumento de quase 8% merece comemoração, mas é insuficiente para colocar o país no grupo de nações com melhor nível de cobertura em Cuidados Paliativos.

Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário