GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 3 de março de 2019

CARNAVAL 2019

Serviços de saúde têm esquema especial na folia

Cerca de 800 mil preservativos serão distribuídosFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco


Recife e Olinda reforçaram os serviços emergenciais, de prevenção e assistência à população nos seis dias de festa

As Secretarias de Saúde do Recife e Olinda e o Corpo de Bombeiros montaram esquemas especiais para atendimento aosmoradores e foliões durante os seis dias de festa, com serviços emergenciais, de prevenção e assistência à população. No Recife, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mantém um posto avançado na avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Museu Cais do Sertão.
Para os cinco Distritos Sanitários com polos descentralizados, foram disponibilizadas cinco ambulâncias de suporte básico. O serviço também poderá ser acionado durante os seis dias pelo telefone 192. 

Na Central do Carnaval, no Bairro do Recife, há distribuição de preservativos. Uma farmácia básica também foi montada no local.
Inspeções sanitárias estão sendo realizadas durante o Carnaval nos pontos de venda de alimentos formais e informais. A Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas realiza intervenções educativas.

Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, funciona 24 horas por dia no Carnaval, com atendimento médico e de enfermagem, e oferece orientações sobre direitos, instruindo eventuais vítimas de estupro sobre o que deve ser feito para formalizar uma denúncia. Outras unidades de referência estão capacitadas a realizar o atendimento integral às vítimas de violência sexual.

Operação Lei Seca ampliou em 20% o número de bloqueios nas vias do Estado. Além das nove equipes diárias, a frota teve um acréscimo de seis motos por dia e dois novos grupos que se uniram às ações itinerantes para a realização dos testes de alcoolemia .

Em Olinda, o folião que necessitar de atendimento médico de urgência/emergência poderá contar com o serviço de atendimento móvel pré-hospitalar em locais estratégicos: praça do Carmo, próximo à prefeitura e no Seplama, no Bonsucesso. Também estão disponíveis quatro postos de atendimento avançado localizados no Hospital do Tricentenário, na Policlínica Barros Barreto, no SPA - Peixinhos - os três com atendimento 24 horas - e no Posto Dia, na Praça Laura Nigro, das 7h às 19h.

Cerca de 800 mil preservativos masculinos e femininos estão sendo distribuídos nos polos Carmo, Palácio do Governo, Rua 13 de Maio, Quatro Cantos, Amparo e Bonsucesso. Há ainda testagem de DSTs na Cidade Alta, e em um posto avançado de teste rápido ao lado dos Correios, no Carmo. O atendimento está sendo realizado das 10h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário