GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 2 de março de 2019

CARNAVAL 2019

Foliões terão esquema especial de metrô para o Galo

Metrô do RecifeFoto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco


23 trens atenderão aproximadamente 430 mil pessoas que devem utilizar o transporte no dia do maior bloco do mundo

Metrô do Recife funcionará com operação especial neste Sábado de Zé Pereira (2), durante o Galo da Madrugada. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), 23 trens atenderão aproximadamente 430 mil pessoas que devem utilizar o transporte no dia do maior bloco do mundo.

linha Centro vai operar das 5h às 23h, com intervalos mínimos de cinco minutos durante o horário de pico, já a linha Sul vai funcionar com intervalos de sete minutos. A linha VLT funcionará das 5h às 20h. Ainda no sábado, as linhas Sul e VLT estarão fechadas para embarque das 14h às 20h, funcionando apenas para desembarque. Os passageiros com destino à Zona Sul 

“A concentração é muito grande, inclusive na volta pra casa. Na medida que aumenta a demanda, iremos aumentar o número de veículos”, afirmou o superintendente do Metrô do Recife, Leonardo Villar. Ele disse também que uma equipe técnica com supervisores, engenheiros e técnicos de manutenção estarão dentro dos metrôs para resolverem possíveis eventualidades. 


Além disso, 1380 câmeras de alta resolução, que entraram em operação há dois meses, serão analisadas através da Central de Monitoramento da CBTU por policiais militares, reforçando a segurança nas estações. 

Segundo Sileno Guedes, secretário Desenvolvimento Social Criança e Juventude, na estação Recife terá ainda uma Ouvidoria Social que oferecerá orientação à população. “Sete profissionais estarão prontos para receber denúncias e oferecer orientação sobre abuso ou violação, seja com criança, idoso, portador de deficiência ou público LGBTQ, para que o direito dessas pessoas sejam preservados”. Ainda segundo ele, serão distribuídas pulseiras de identificação para crianças que participarem da festa do Galo.

Juizado do Folião
Na Estação Recife, os passageiros poderão contar ainda com o Juizado do Folião que é uma força-tarefa composta por diversas entidades que prestarão serviços jurídico para os foliões.  A juíza coordenadora do Juizado do Folião, Gisele Rezende, contou que serão dois polos de atendimento, um na Estação Recife e outro no Fórum Thomaz de Aquino, no bairro de Santo Antônio. 

“Dois juízes, dois promotores e dois defensores estão nesses locais prestando serviço, atendendo casos como importunação sexual, porte de arma branca e droga, além de outros crimes de menor potencial ofensivo”.

Ela disse ainda que duas carcerárias foram colocadas na estação Recife para eventuais necessidades. “Muitas vezes a pessoa está embriagada ou drogada e causa um certo risco à segurança alheia”. A juíza afirmou também que se determinado pelo juiz de plantão, as pessoas que cometeram algum tipo de delito poderão ser encaminhadas para a central de audiência de custódia que vai determinar ou não a prisão temporária.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário