GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

VACINA CONTRA O SARAMPO

Postos de saúde abrem neste sábado para vacinação contra o sarampo

Campanha de vacinaçãoFoto: Ikamahã/Sesau PCR


Na primeira etapa do Dia D, o público-alvo são criança de 6 meses a 4 anos

Os postos de saúde do Recife abrirão neste sábado (19), para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Ao todo, 130 postos de vacinação abastecidos pela Prefeitura do Recife estarão abertos das 8h às 17h para imunizar as crianças de 6 meses a 4 anos.

A campanha, que teve início no dia 7 de outubro, já imunizou cerca de mil crianças. A vacina, que também protege contra caxumba e rubéola, só precisa ser tomada por quem ainda não iniciou ou não completou o esquema vacinal (duas doses).

Nesta primeira fase da campanha, que segue até o dia 25 deste mês, estão sendo vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que nunca tenham sido imunizadas ou não tenham comprovação de ter recebido as duas doses determinadas para essa faixa etária.


A vacina dada aos bebês antes de completarem um ano de vida é considerada pelo Ministério da Saúde uma dose extra (dose zero), que não interfere no calendário de vacinação de rotina, em que a primeira dose é feita aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.

A lista dos postos que estarão abertos neste sábado está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Os pais devem levar os filhos munidos da carteira de vacinação e o cartão do SUS das crianças, caso tenham.

A segunda fase da campanha será realizada de 18 a 30 de novembro, com foco na aplicação da tríplice viral nos jovens de 20 a 29 anos, que não foram vacinados ou não tenham comprovação do esquema completo. Para este público alvo, o Dia D ocorrerá no sábado 30 de novembro.

Imunizados 

São consideradas imunizadas:

- pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina;
- pessoas de 30 a 49 anos com uma dose;
- profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral;
- quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos.


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário