GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

CAMPEÃO DA SÉRIE A2

Conheça o Decisão Bonito, clube-empresa cheio de histórias, campeão da Série A2

Com 23 anos de história, Decisão Bonito venceu seu primeiro Estadual e disputará série A1 em 2020 (Foto: Decisão Bonito/Reprodução)


Equipe agrestina de 23 anos fará sua estreia na Primeira Divisão de Pernambuco na temporada 2020


Resiliência, nomadismo, empresa e campeão. Todas essas palavras servem para definir o Decisão Bonito, em algum aspecto. Apesar do pouco investimento, a equipe conquistou o título pernambucano da Segunda Divisão no último sábado sobre o multimilionário Retrô Brasil e fará sua estreia na elite em 2020. Apesar de ser a maior glória, é apenas mais um capítulo da história do primeiro clube profissional pertencente a uma escola no Brasil, que já atuou em seis cidades e teve até parceria internacional.

Quem olha o retrospecto do Decisão, pode achar se tratar de um clube de pouca relevância, mas são poucas as equipes com tanta história para contar. O time foi fundado em 1996 por Sílvio Costa, então vereador do Recife, para ser a equipe do colégio homônimo, que lhe pertencia. Assim, a instituição se tornou a primeira escola com um clube profissional no país e foi assim até a equipe ser adquirida pelo atual presidente Epitácio de Andrade, em 2007.

Nesse meio tempo, a equipe atuou em Recife, Itambé, Camaragibe e Timbaúba, e conseguiu o vice-campeonato da Copa Pernambuco de 2001. Sob o comando de Epitácio, a equipe passou por Bonito e Itambé antes de chegar a Chã Grande, onde teve parceria com a prefeitura entre 2010 e 2011. Assim, a equipe chegou a duas semifinais da A2 e culminou com uma cisão que criou o Chã Grande FC, que já participou da elite.

Em 2014, a equipe acertou uma parceria com o Florida Rush, dos Estados Unidos, para cooperação técnica e de base, mas, o projeto não teve continuidade e foi encerrado no mesmo ano. Sem jogar a A2 desde 2011, o Decisão acertou uma parceria para retornar a Bonito em 2017 e, desde então, foi abraçado pela cidade e se firmou como Decisão Bonito. Agora, depois de dois anos batendo na trave, a equipe conseguiu o acesso inédito.

Uma gestão familiar

2019 ficará marcado na história da Série A2 como o ano que promoveu, à elite estadual, dois clubes-empresa: o Retrô e o Decisão. Porém, ao contrário da milionária Fênix, o Falcão não tem grandes investimentos por trás. A equipe até tem um aporte de seu presidente, mas definido pelo mesmo como “muito pouco”, mas a base financeira da equipe vem das parcerias com prefeitura e empresários locais, como detalha Epitácio de Andrade.

“Nessa parceria com o pessoal de Bonito, com o comércio, com prefeitura (...) a cada fase que passava, nós nos juntávamos, colocávamos a situação e um procurava ajudar um ao outro em prol do objetivo, que era alcançar o acesso e fazer com que tanto o Decisão viesse realmente a crescer como empresa e a cidade de Bonito também”.

Epitácio vê Bonito como fundamental para o clube, assim, ele revela não querer que o Decisão saia de lá, mas não elimina a possibilidade, caso a prefeitura pare de “incentivar” o clube. Trabalhando com um plano de metas e prazos, Epitácio revela que a gestão do Decisão é majoritariamente profissional. Ainda assim, todos os sócios da empresa são de sua família, com direito a um filho como vice e um comandando o Deliberativo.

“Tudo se resume dentro de campo”

Que o Retrô tem muito mais dinheiro que o Decisão, não é novidade para ninguém, isso, porém, não definiu o título da Série A2, que ficou com o clube bonitense, apesar de uma folha salarial quase quatro vezes maior (menos de R$ 25 mil x R$ 85 mil). Na visão do presidente, isso mostra a importância de não subestimar adversários.

“Você pode até ter um favoritismo, mas a força de vontade, a luta, a garra. Outra coisa, você tem um adversário do outro lado, então você não pode subestimar jamais. Na vida, você tem que entrar com humildade em tudo que a gente faz na vida, trabalhar e fazer por onde para conseguir o objetivo. E no futebol é o seguinte, tudo se resume dentro de campo”.

Também sobre o extracampo, ele repercutiu a irregularidade na inscrição de jogadores que, por pouco, não acarretou na perda de dez pontos e a eliminação ainda na primeira fase.

“Infelizmente, acharam que simplesmente estando irregular, perde ponto e acabou, mas não é assim. Existe um regulamento que tem que ser cumprido onde se fala das diretrizes do futebol e dá as formas que você tem de punir ou não punir”.

A primeira série A1

Buscando a manutenção na elite em seu primeiro ano de disputa, Epitácio revelou reuniões com diversos parceiros para poder realizar a projeção financeira do clube para 2020. A partir disso, o clube irá projetar folhas salariais, negociar valores para a renovação do treinador Nilson Corrêa e analisar as opções de contratação e manutenção.

“Brigar pela permanência é o primeiro passo, o que vier além da manutenção, da permanência, será de bom grado. Isso depende muito do trabalho, da equipe que vai ser formada. Nós temos aí renovações, nós temos que fazer seleção de atletas que venham realmente comprometidos com a causa, com o projeto”.

Linha do tempo

1996 - Fundação por Sílvio Costa
1997 - Joga em Recife
1998-2000 - Joga em Itambé
2001 - Joga em Recife
2001 - 2º Copa Pernambuco
2003 - Joga em Camaragibe
2004 - Joga em Timbaúba
2007 - Adquirido por Epitácio de Andrade
2007 - Joga em Bonito
2008 - Joga em Itambé
2010-2011 - Parceria com o Chã Grande F.C.
2010-2011 - Joga em Chã Grande
2010 - Semi Série A2
2011 - Semi Série A2
2014 - Parceria com o Florida Rush/EUA
Desde 2017 - Joga em Bonito
2017 - Vice - Série A2
2018 - Semi Série A2
2019 - Campeão Série A2 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário