GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 27 de junho de 2020

AFASTANDO DOADORES

Pandemia afasta doadores e bancos de sangue estão com estoque baixo




Medo de exposição ao novo coronavírus fez coletas caírem pela metade no Recife



Se antes da pandemia os bancos de sangue já costumam operar sem muita folga, com a disseminação do novo coronavírus a situação se tornou ainda mais delicada. O receio da exposição causou um esvaziamento de doadores, o que levou os estoques a estágios críticos. No Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), desde março, quando foram notificados os primeiros casos da Covid-19 no Estado, houve uma redução em torno de 50% nas coletas de sangue. A procura não melhorou nem mesmo após o anúncio de que as amostras coletadas no banco entrarão no estudo epidemiológico que será realizado em Pernambuco, com a investigação para detectar se aquele doador foi exposto ao novo coronaavírus. 
“É uma redução muito significativa. Com este estoque, o atendimento se restringe às urgências e emergências e, eventualmente, temos solicitado sangue aos hemocentros vizinhos”, disse a diretora de Hemoterapia, Anna Fausta Cavalcante. Segundo ela, os grupos O e A, tanto positivo quanto negativo, são os que têm estoque mais crítico. "Preocupante, uma vez que a Secretaria de Saúde (SES-PE) já emitiu portaria liberando os hospitais para reiniciarem as cirurgias eletivas de maneira gradativa”, completou. 

Um dos bancos com o qual o Hemope tem parceria é o Ihene (Instituto de Hematologia do Nordeste), que disse ter sofrido uma queda de mais de 60% no volume de doações durante o período mais crítico da epidemia do novo coronavírus na Região Metropolitana do Recife (RMR). “Desesperador”, resumiu o médico responsável e diretor presidente do banco, Clemente Tagliari. “O problema é que o pessoal tem medo de ir doar por conta da pandemia. Mas as cadeiras estão separadas, a gente respeita todas as normas técnicas, tem álcool em gel em todos os lugares. O risco de contaminação no local é praticamente zero”, disse ele, revelando que vê um movimento tímido de retorno de doares há cerca de duas semanas. "Oncologia usa sangue direto, cirurgias cardíacas, transplante de medula usa muito sangue... No início estava desesperador, agora está melhorando um pouco. Quem foi e viu como é o protocolo, está voltando”, contou.  


O déficit maior do Ihene é dos tipos sanguíneos negativos e do A+, sendo este último, segundo ele, bastante utilizado. “Mas todos são necessários. E está faltando sangue de maneira geral. Quando você tem falta de um tipo específico, o banco entra em contato com o doador regular, que geralmente responde bem”, explicou Clemente, que enxerga um sinal positivo no retorno dos procedimentos cirúrgicos eletivos. “Quando o paciente chega na emergência e tem a necessidade do sangue, você tem que atender. Às vezes é paciente do Interior, não tem como mobilizar doação. O pessoal que faz cirurgia eletiva e precisa de sangue, por sua vez, se programa, então tem um movimento."
No Hemato, que abastece em torno de 15 unidades de saúde, a situação não é diferente. A demanda de doações também caiu pela metade durante a pandemia. "Com o isolamento social e o inverno se aproximando, o banco de sangue opera com déficits que ultrapassam a marca de 50% de sua capacidade”, lamentou a líder de captação do Hemato, Ana Luiza Araújo. Há carência de todos os tipos sanguíneos, em especial do O-.

Todos os bancos reforçam que estão tomando as medidas indicadas pelas autoridades sanitárias, como distanciamento, oferta de álcool em gel e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais de saúde, além de distribuição de máscaras para os doadores que por ventura não estejam com o acessório. Há possibilidade de agendar o horário previamente em alguns bancos. “Pedimos que a população saudável faça sua doação, salvando vidas”, convocou Anna Fausta Cavalcante. 
Hemope 
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças
Call center para agendamento: 0800-0811535
Atendimento: de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30
O banco pede que o doador porte documento com foto, use máscara, vá alimentado e sem acompanhante.  
Critérios gerais para doação:
Gozar de boa saúde;
Ter entre 18 e 60 anos, neste momento de pandemia;
Pesar acima de 50kg;
Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas e ter tido uma boa noite de sono;
Se teve Covid-19, estar há 30 dias sem sintomas;
Se teve contato com casos confirmados ou suspeitos da Covid-19, esperar 14 dias. 
Hemato
Endereço: Avenida Lins Petit, 264, Ilha do Leite
Telefones: (81) 3972-4050 | WhatsApp: (81) 98107-0076
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Sábados, das 8h às 18h, e domingo, das 8h às 12h.
O banco pede que o doador porte documento oficial com foto e use máscara. 
Critérios gerais para doação:
Gozar de boa saúde;
Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos (menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal);
Pesar acima de 50 kg;
Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas;
Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas;
Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar seis meses;
Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
Não ter diabetes em uso de insulina;
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Ihene
Endereço: Rua Tabira, 54, Boa Vista, Recife
Telefone: (81) 2138-3500
Atendimento: de segunda a sábado, das 8h às 18h
O banco pede que o doador porte documento oficial com foto, use máscara e não esteja em jejum. 
Critérios gerais para doação:
Gozar de boa saúde;
Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal);
Pesar acima de 50kg;
Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior;
Não ter injerido alimentos gordurosos;
Se teve sintomas da Covid-19, aguardar 30 dias após o desaparecimento dos mesmos;
Em caso de contato com caso suspeito ou confirmado da Covid-19, aguardar 14 dias. 
Por Irce Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário