GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO

Brasil sofre, mas Richarlison brilha e lidera vitória sobre a Sérvia na estreia da Copa 2022

Richarlison conduziu a vitória da seleção brasileira, suada diante da Sérvia no Catar (Foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP )


Centroavante fez dois gols com a cara de um típico centroavante: no rebote, e na plástica de um belo voleio; Brasil larga como líder do Grupo G


Foi difícil, suado, mas deu Brasil na estreia da Copa do Mundo do Catar. Depois de um primeiro tempo pesado, com a Sérvia forçando uma muralha defensiva, a seleção brasileira desencantou na etapa final e, contando com a estrela do centroavante Richarlison, que fez dois gols para decretar a boa vitória por 2 a 0. Placar que deixa o Brasil na liderança do Grupo G, e dá segurança para a sequência no Mundial, sem espaço para zebras no primeiro jogo.

O jogo começou dentro do roteiro esperado. O Brasil com a posse de bola, e a Sérvia pressionando em linha extremamente alta de marcação, sem dar espaços e com chegadas mais duras, recebendo o primeiro cartão amarelo com apenas seis minutos de bola rolando. O Brasil só começou a entrar na área europeia a partir dos nove, com bolas rápidas e avanços de Vinícius Júnior, porém não chegou a finalizar. Neymar levou perigo numa cobrança de escanteio, mas o goleiro Vanja mostrou segurança.

O Brasil passou a controlar mais a posse de bola. No ‘perde-pressiona’, não deu margem para contra-ataques, porém sem condição de finalizar. Casimiro arriscou de longe aos 19, também sem sucesso. Aos 26,  já com a Sérvia acuada em seu campo de defesa, Thiago Silva fez um grande passe vertical para Vinicius Jr, mas o goleiro saiu bem para bloquear.

Com 30 minutos de bola rolando, a seleção brasileira se impôs ainda mais. numa jogada de troca rápida de passes, Raphinha recebeu em boa condição de finalizar, mas o chute saiu fraco, fácil para a defesa do goleiro sérvio. O lance, inclusive, foi um resumo prático do que foi o primeiro tempo. Mesmo com melhor técnica, o Brasil esbarrou na fortaleza armada pela seleção da Sérvia.

Domínio e gols

Mesmo sem mudança de peças, a seleção mudou de postura. Raphinha, com menos de um minuto, teve uma nova grande oportunidade de gol, mas finalizou mal outra vez. Aos poucos, o time canarinho foi encontrando espaços para se aproximar. Percebendo o perigo maior, Stojkovi%u0107 começou a mexer na sua equipe. Faltava ainda algo mais, faltava arriscar algo diferente para surpreender os sérvios.

Alex Sandro, aos 14’, foi o primeiro a arriscar e carimbou a trave direita do Vanja, já vendido no lance. Dois minutos depois, enfim, veio o balançar da rede. Não foi genial, foi no rebote, foi de canela, foi do Brasil. Meio desengonçado, igual a um pombo, Richarlison aproveitou rebote do goleiro, após chute forte de Vinícius Júnior, e escorou para abrir o placar.

A Sérvia mudou mais duas peças, na tentativa de começar a buscar o empate. Melhor para o Brasil, que ganhou mais espaços. Neymar e Viní escorregaram na chance de ampliar, aos 17. Apostando na bola aérea, sua principal arma ofensiva, a Sérvia passou a pressionar nas jogadas de bola parada.

Quando a Sérvia começou a povoar mais o ataque, o Brasil foi letal. Vini Jr, de novo, na jogada rápida, cruzou para o meio da área. Richarlison, desta vez com classe, matou no peito e mandou de voleio no canto do goleiro. Golaço, que deu mais tranquilidade no placar.

Mais seguro no jogo, o Brasil começou a trabalhar melhor a bola, em busca do terceiro gol. Casemiro acertou o travessão aos 35’, Rodrygo e Fred obrigaram Vanja a fazer boas defesas aos 36’ e 38’. Mas foi só isso. Vitória, liderança, e tranquilidade no primeiro passo da caminhada para o Hexa.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2

Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Neymar (Antony), Raphinha (Gabriel Martinelli), Vinícius Júnior (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.

SÉRVIA 0

Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic), Gudelj (Ilic), Sergej Milinkovic-Savic, Miadenovic (Vlahovic) e Lukic (Lazovic); Tadic e Mitrovic (Maksimovic). Técnico: Dragan Stojkovi%u0107.

Local: Estádio Lusail, no Catar
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (Irã)
4º árbitro: Maguette Ndiaye (Senegal)
VAR: Abdulla Al-Marri (Catar)
Cartões amarelos: Pavlovic, Gudelj (S).
Gols: Richarlison (16’ e  27’| 2ºT).

Diego Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário