GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 8 de novembro de 2022

DANOS E INUNDAÇÕES

Chuvas causam transtornos no Agreste e Mata Sul de Pernambuco

Fotos: Laercio Silva


As fortes chuvas que acontecem no Agreste e na Mata Sul de Pernambuco, desde a última sexta-feira (4) provocaram danos e inundações. Houve deslizamentos e alagamentos nas vias, trazendo adversidades aos moradores de cidades como Bezerros, Palmares, Canhotinho, Jaqueira e São Benedito do Sul. A Agência Pernambuana de ÁGuas e Climas (Apac) emitiu vários alerta de chuvas moderadas a fortes até esta segunda-feira (7).

Há expectativa de chuvas mais intensas para a parte da tarde desta segunda, nas regiões do Agreste e Sertão pernambucano. As cinco cidades mais atingidas foram Bezerros (83,52 mm)  e Canhotinho (112,96 mm), no Agreste, e, na Mata Sul, São Benedito do Sul (96,58 mm), Palmares (107,1 mm) e Jaqueira (106,55 mm).

Em decorrência das fortes chuvas houve inundações que bloquearam as vias e perda de produção agrícola em Bezerros, além de deixar 37 pessoas desalojadas no município, vindas de casas construídas em áreas irregulares, que estão em risco de desabamento.  

Um deslizamento de terra provocou interdição parcial no quilômetro 144 da BR-104, em Palmares. Já os ribeirinhos do rio Pirangi, em Jaqueira, retiraram móveis e veículos diante doalerta de transbordamento e invasão da água que atingiria as moradias, durante a noite de domingo (6) e madrugada desta segunda (7).

O levantamento da Apac mostra que Jaqueira foi o terceiro município onde mais choveu: 106,55 milímetros, em apenas um dia. A Defesa Civil de Jaqueira emitiu nota de alerta máximo, orientando os moradores de determinadas áreas a procurar abrigo em local seguro. Devido a essas circunstâncias, as aulas foram realizadas de forma remota. Mais de 2.500 estudantes tiveram suas aulas à distância.

A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) orienta que as pessoas sigam as orientações da Defesa Civil de cada município. Caso haja necessidade, a população deve entrar em contato com os Bombeiros (193) ou com a Central de Operações (199 e  3181-2490).

Nenhum comentário:

Postar um comentário