GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

SANTA CRUZ - TENTANDO EQUILIBRAR O TIME

Chuva de gols pró e contra: Santa Cruz tenta encontrar equilíbrio entre o ataque e a defesa


Santa Cruz tem um bom começo de ano no ataque, mas a defesa ainda precisa de ajustes (Foto: Rafael Vieira/FPF)




Nos últimos dez anos, começo do ataque coral já é melhor que o de 2022; porém na defesa, time tem deixado a desejar, custando pontos


Diz o ditado que o gol é o ‘grande momento do futebol’. E, de fato, comemorar nas arquibancadas é o desejo de todo torcedor. E quem viu os quatro primeiros jogos do Santa Cruz na temporada 2023 até aqui, não passou em branco. Com oito gols, o Tricolor já tem uma boa largada em aproveitamento ofensivo, com média de dois marcados a cada partida. Porém, quando o assunto é a defesa, o desempenho tem deixado a desejar. Um desequilíbrio nítido que já provoca preocupação na equipe.

Levando em consideração os últimos dez começos de temporada, o bom começo do ataque é o segundo melhor na soma dos quatro primeiros jogos. Com os oito gols, o time só perde para o desempenho do ano passado, quando largou com 11 gols em 2022, sendo cinco deles anotados na goleada por 5 a 2 sobre o Afogados.

Outro fator que também mostra que o poder de fogo do Santa Cruz tem sido efetivo em 2023 é a participação do elenco nas jogadas. Sete jogadores diferentes já balançaram as redes neste ano, sendo Lucas Silva o único titular do setor de ataque que não marcou o seu. A única exceção é o gol contra marcado pelo zagueiro Anílson, no último clássico com o Náutico no Arruda.


O grande fator desequilibrante é a defesa. Com cinco gols sofridos, sendo três na última partida, o time tem uma média superior a um por partida. Desempenho ruim, que já tem se refletido nos resultados. Embora restem mais 10 jogos em disputa no Estadual, o time largou com dois empates no Campeonato Pernambucano, e começa a competição no limite da zona de classificação.

E com pouco tempo para treinamentos, em meio à intensa tabela de jogos, o técnico Ranielle Ribeiro precisa encontrar esse equilíbrio na equipe. Uma responsabilidade que não recai apenas sobre a defesa, como reconhece o atacante Lucas Silva.

“É lógico que defensivamente (o time) precisa acertar alguns pontos, de não levar tantos gols. Mas isso inclui a gente ali da frente também, porque faz parte da primeira pressão”, destaca o atacante, que também aponta para uma evolução na equipe. “Estamos numa crescente, nosso time está evoluindo, conseguindo fazer os gols. Agora é só ajustar esses detalhes, fazer os gols e não tomar. Quando a gente faz um gol fica mais fácil jogar, e eu creio que a gente tá no caminho certo”, reitera.

Artilheiros do Santa Cruz em 2023

Hugo Cabral, Dayvid, Michel Douglas, Anderson Ceará, Dagson, Yan Oliveira e Arthur Santos

Os quatro primeiros jogos do Santa Cruz nos últimos dez anos

2023
8 gols marcados
5 gols sofridos

2022
11 gols marcados
5 gols sofridos

2021
6 gols marcados
4 gols sofridos

2020
5 gols marcados
2 gols sofridos

2019
5 gols marcados
3 gols sofridos

2018
5 gols marcados
3 gols sofridos

2017
3 gols marcados
2 gols sofridos

2016
5 gols marcados
6 gols sofridos

2015
2 gols marcados
8 gols sofridos

2014
5 gols marcados
5 gols sofridos

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário