GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

SPORT - JULGAMENTO MARCADO

STJD marca julgamento de recursos sobre Sport e Vasco após invasão de campo; saiba os detalhes

Jogadores de Sport e Vasco surante a confusão na partida (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)


O julgamento foi adiado no fim do ano passado, mas o STJD fará a audiência a respeito dos recursos que o Rubro-negro acionou por conta da punição de perda de mandos de campo


Novos capítulos para o caso. Nesta sexta-feira (27), o Superior Tribunal de Justiça (STJD) divulgou a nova data para o julgamento dos recursos abertos pelo Sport referentes ao confronto contra o Vasco na última edição da Série B, que foi encerrado por conta de uma invasão de torcedores na Ilha do Retiro. Agora, a sessão está prevista para a próxima terça-feira (31), a partir das 11h.  O principal objetivo do Sport, considerado culpado no caso, é reverter a pena de pagamento de multa de 180 mil reais e a perda de oito mandos de campo, a serem cumpridos na edição 2023 da Série B. 

Além do Sport, o Bahia se viu prejudicado com a decisão do STJD e também ingressou no processo como terceiro interessado. O clube brigava pelo acesso na Série B daquele ano e terminou na terceira colocação, mas como foram concedidos os três pontos da partida ao Vasco, o time foi ultrapassado na classificação geral. 

Relembre o caso

No dia 16 de outubro de 2022, o Sport recebeu o Vasco pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasieliro. Ambos times ainda lutavam para conquistar o acesso à Série A e, portanto, o confronto era decisivo. Aos 20 minutos do segundo tempo, o atacante Labandeira marcou o gol que dava os três pontos ao Rubro-negro. O jogo seguiu e, após uma intervenção do VAR aos 49 minutos da segunda etapa, que rendeu um pênalti para a equipe carioca, o Vasco chegou ao empate com Raniel. 

Após a comemoração do atacante do Vasco, a confusão teve início. Torcedores do Sport invadiram o campo da Ilha do Retiro para brigar com os jogadores vascaínos. O resultado disso foram diversos casos de agressão a atletas e profissionais que trabalhavam no Estádio naquele dia. Isso fez com que o árbitro, Raphael Klaus, encerrasse a partida por não existirem mais condições para continuar e o placar terminou em 1 a 1.

No dia 09 de novembro do ano passado, o primeiro julgamento do caso ocorreu. Foram mais de sete horas de duração, contando com atraso para início da sessão, e a decisão final do STJD foi de punição para o Sport. O Leão foi declarado culpado e foi punido com a perda do ponto somado no jogo, além de oito mandos de campo e o pagamento de uma multa de 180 mil reais. Já o Vasco foi declarado vencedor da partida e conquistou os três pontos, que viriam a ser decisivos para o acesso do clube à Série A.

O Sport entrou com recurso para a decisão do júri e mais uma audiência foi marcada, para o dia 22 de dezembro. No entanto, o advogado do Leão, Osvaldo Sestário, pediu o adiamento da sessão porque estaria viajando no dia marcado e tinha a intenção de defender o clube de maneira presencial. O STJD acatou o pedido e divulgou a nova data apenas nesta sexta-feira (27) e, a partir disso, a próxima audiência está marcada para a próxima terça-feira (31) e deve começar a partir das 11h.

Reivindicações do Sport

No momento, o Sport tenta principalmente a reversão das decisões que resultaram no pagamento de 180 mil reais como multa e a perda de oito mandos de campo. Um deles já foi cumprido na última edição da Série B, e os outros sete devem ser cumpridos na próxima edição do torneio. Além disso, o Rubro-negro ainda responderá pelo goleiro Carlos Eduardo, que, por mais que tenha se transferido para o Santo André, se envolveu na briga e levou uma partida de suspensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário