GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 26 de abril de 2019

COPA DOM BRASIL

Santa luta, joga bem, vence o Fluminense, mas perde nos pênaltis e dá adeus à Copa do BR

Pipico mais uma vez foi um dos destaques do Santa, mas acabou amargando a eliminação (Foto: Paulo Paiva/DP)


Com o apoio de mais de 25 mil pessoas no Arruda, tricolor pernambucano aliou raça e intensidade, mas pecou nos caprichos dos pênaltis


O futebol é apaixonante entre outras coisas por ser, às vezes, injusto. Nesta quinta-feira, o Arruda foi palco de um capítulo assim. A presença de mais de 25 mil torcedores criou a atmosfera. Em campo, com uma atuação que aliou raça, entrega, obediência tática e ousadia, o Santa Cruz fez o que parecia impossível. Principalmente diante da passividade do jogo de ida. Devolveu a derrota por 2 a 0 em cima do Fluminense. Voltando a vencer o time carioca após 41 anos. Porém, a classificação histórica não veio.

Gols nNa decisão dos pênaltis, a quarta do Santa Cruz no ano, faltou capricho. Com três cobranças desperdiçadas (Charles, Marcos Martins e William Alves), o time coral perdeu por 3 a 2 e deu adeus à Copa do Brasil. Sob os aplausos da torcida. E agora se prepara para a estreia na Série C, segunda-feira, contra o Treze-PB, novamente no Arruda. O Fluminense segue. Com R$ 2,5 milhões a mais em premiação. 

O jogo

Santa Cruz e Fluminense fizeram um primeiro tempo bastante movimentado, com os dois times buscando o ataque, mas com estratégias diferentes. Porém, interligadas entre si. Precisando reverter a desvantagem obtida no Maracanã e empurrado pela torcida, o time coral teve uma postura completamente diferente da apresentada no Rio de Janeiro. Mais agressiva e com uma marcação bem alta, na saída de bola da equipe carioca, próximo a sua meta. E o abafa deu resultado.

Atuando dessa forma, o Santa conseguiu pressionar o Fluminense, que teve dificuldade para sair jogando com trocas de passes, uma das características do técnico Fernando Diniz. Por outro lado, com as linhas de marcação adiantadas, era inerente também os riscos ao time pernambucano. Ajudou, porém, o fato do Fluminense errar mais do que o costume a saída para o ataque, talvez sentindo a falta do meia Paulo Henrique Ganso, vetado. 

Porém, quando conseguiu implementar seu jogo, e sua maior qualidade técnica, o tricolor das Laranjeiras por pouco não abriu o placar aos 12 minutos, com Luciano recebendo de Everaldo e chutando para fora, cara a cara com o goleiro Anderson. 

O susto, porém, não mudou a forma que o Santa Cruz escolheu para atuar. E com a marcação alta, por pouco não desce para o vestiário à frente do placar, após Pipico tomar a bola do volante Airton na entrada da área e tocar para Augusto, que mandou no travessão. Aos 38, o atacante Dudu deixou o campo lesionado para a entrada de Jô. O Santa desceu para os vestiários sob aplausos da torcida.o segundo tempo

Os dois times voltaram para a etapa final sem mudanças. Porém, com os papéis invertidos, dessa vez com o Fluminense adiantando a marcação. Assim, a equipe carioca passou a ocupar mais o campo de defesa do Santa. Faltava um melhor capricho nas finalizações. Aos 12 minutos, Anderson precisou fazer excelente defesa em chute de Luciano.

A resposta do Santa, porém, foi ainda mais perigosa, dois minutos depois. Em cobrança de falta, de muito longe, Charles mandou uma bomba que acertou, mais uma vez, o travessão do goleiro Rodolfo, que ainda tocou na bola. No rebote, Pipico, pressionado, mandou para fora, de cabeça. O jogo seguia bom no Arruda. Lá e cá.

Com o tempo avançando, o técnico Leston Júnior procurou dar ainda mais força ofensiva ao Santa com a entrada do atacante Guilherme Queiroz na vaga de Patrick Vieira, aos 21. A ousadia foi recompensada seis minutos depois. E com um personagem improvável. Em cobrança de falta na área, Jô, um dos piores em campo, mandou para as redes, sem deixar a bola cair, abrindo o placar. Dois minutos depois, o Arruda viria explodir de vez.

Em vacilo da defesa do Fluminense, Augusto partiu em velocidade, tentou driblar o goleiro mas acabou desarmado. Porém, no rebote, Pipico, sempre ele, mandou para as redes, zerando a vantagem obtida pelo time carioca no jogo de ida e levando a decisão para os pênaltis.

Pênaltis

Na cobrança das penalidades, faltou capricho aos corais. Apenas Pipico e Guilherme Queiroz converteram suas cobranças, enquanto Charles, Marcos Martins e William Alves deperdiçaram. Pelo Fluminense, apenas Gilberto perdeu, com Luciano, Pedro e Airton mandando para as redes e classificando os cariocas.

Ficha do jogo

Santa Cruz 2 (2)
Anderson; Marcos Martins, João Victor, William Alves e Carlos Renato; Charles, Ítalo Henrique e Patrick Vieira (Guilherme Queiroz); Dudu (Jô), Pipico e Augusto (Elias). Técnico: Leston Júnior.

Fluminense 0 (3)
Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique (Léo Artur); Airton, Bruno Silva e Allan; Everaldo, Luciano e Yone Gonzalez (Pedro). Técnico: Fernando Diniz.

Local: Arruda
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP).
Assistentes: Vitor Carmona Metestaine e Luiz Alberto Andrini (ambos de SP).
Gols: Jô, aos 27 min, e Pipico, aos 29 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Pipico (SC), Caio Henrique, Airton (F) 
Público: 25.802
Renda: R$ 323.155 


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário