GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 14 de fevereiro de 2021

TRUMP ABSOLVIDO

Senado absolve Trump em 2º processo de impeachment


O ex-presidente dos EUA Donald Trump foi absolvido no julgamento de impeachment realizado pelo Senado na tarde de hoje. Trump era acusado de ter incitado a invasão do Capitólio, em janeiro, que terminou com cinco pessoas mortas.

No julgamento, 57 senadores votaram pelo impeachment de Trump, 10 a menos do que era necessário para condenar o ex-presidente. A absolvição já era esperada. Foram 50 votos de senadores democratas, partido do atual presidente, Joe Biden, e 7 votos de republicanos, partido de Trump. Outros 43 senadores consideraram Trump inocente.

Em comunicado para imprensa, Trump disse que o processo de impeachment foi "mais uma fase da maior caça às bruxas da história do nosso país. Nenhum presidente jamais passou por algo parecido". O ex-presidente americano também falou que "o movimento 'Make America Great Again' (Faça a América Grande Novamente) apenas começou" e disse ter "muito a compartilhar" nos próximos meses.

Mais cedo neste sábado, o Senado havia aprovado a convocação de testemunhas, o que poderia estender o julgamento. Porém, os senadores acabaram recuando e decidiram prosseguir sem as testemunhas para não atrasar a finalização do processo.

A invasão do Capitólio ocorreu em 6 de janeiro. Apoiadores de Trump tentaram impedir que o Congresso americano confirmasse Joe Biden como novo presidente do país.

Se o Senado tivesse aprovado o impeachment, uma votação separada poderia cassar os direitos políticos de Trump. Assim, ele não poderia concorrer novamente à Presidência. Trump já anunciou intenção de disputar em 2024.

Este foi o segundo processo de impeachment sofrido por Trump. O primeiro foi instaurado quando Trump ainda era presidente, a poucos dias do fim do mandato. Nunca antes um presidente americano tinha sofrido dois processos de impeachment no mesmo mandato.

O primeiro processo de impeachment de Trump foi aberto em 2019, sob a acusação de abuso de poder e obstrução do Congresso. O motivo foi a revelação de que Trump pediu ajuda ao presidente da Ucrânia para interferir na eleição presidencial de 2020. Trump foi absolvido em fevereiro de 2020.


 Do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário