GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

SECRETARIA INOPERANTE

Produtores de leite rebatem Governo e citam inoperância


Há meses, produtores de leite de Pernambuco solicitam apoio à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, mas integrantes da categoria vêm apontando inoperância da pasta comandada por Claudiano Martins Filho. Existe uma nova rodada de negociação marcada para a próxima quarta-feira (19), mas esse encontro é visto com desconfiança por alguns produtores.

O setor tem amargado muitas perdas nos últimos meses. Isso porque empresas de laticínios que recebem benefícios do Estado com o compromisso de comprar o leite dos produtores locais não estão cumprindo o acordo. Em consequência, muitos produtores somam prejuízos. Sem conseguir vender o leite, jogam o produto fora.

Nas redes sociais, vídeos que documentam o descarte ajudam a denunciar o que eles definem como descaso. Conforme relatado ao Blog por um produtor, em reserva, com receio de sofrer represália, as empresas foram dispensadas de pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em até 95% graças a um decreto emitido em maio do ano passado. Como contrapartida, teriam de comprar o leite. O compromisso, como denunciado, não está sendo honrado.

O decreto gerou um efeito contrário, estimulando as empresas a comprarem leite de outros estados, preterindo a produção local. E, de acordo com estes mesmos produtores, a situação é agravada com a isenção total de impostos, uma vez que o decreto que instituía a cobrança do ICMS na entrada foi revogado em maio de 2021, a pedido das indústrias.

Deste então, a realidade dos produtores é marcada pelo acúmulo de prejuízos. Recebendo a metade do custo de produção, são levados a descartar o leite. Apesar dessa desconfiança de boa parte da categoria, o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite-PE), Saulo Malta, está confiante de que um acordo será fechado na próxima semana, trazendo melhores condições para o setor.

"A crise existe, mas nós estamos confiantes de que vamos ser atendidos nas nossas demandas, trazendo ganhos para a nossa categoria", disse Malta ao Blog ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário