GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO

No peso da camisa, Holanda consegue vitória suada sobre Senegal na estreia da Copa do Catar

Gapko marcou o primeiro gol da Laranja Mecânica (Foto: Ozan Kose/AFP)


Holandeses fizeram dois gols no final da peleja


Espremendo a laranja. Em jogo equilibrado, a Holanda foi letal na reta final para vencer Senegal e estrear com o pé direito na Copa do Mundo de 2022. Cody Gabko, perto do fim, e Klaassen, no último minuto, fizeram os gols da partida, realizada nesta segunda-feira (21), no Estádio Al Thumama, em Doha, no Catar, fechando a primeira rodada do Grupo A.

O resultado deixa os holandeses, que vão medir forças com o Equador na próxima rodada, na vice-liderança do grupo, tendo um gol de saldo a menos que os equatorianos. Já os africanos ficam na terceira colocação, enquanto o Catar, adversário da próxima sexta-feira (25) amarga a lanterna. 

O jogo

Nos minutos iniciais, a seleção de Senegal tentou impor seu ritmo de jogo, apesar da ausência do grande craque do time, Sadio Mané. Surtiu efeito, conseguindo deixar a Holanda um pouco no campo de defesa e apostando nos contra-ataques. Num desses, Dumfries surgiu em velocidade pela direita, mas a zaga africana conseguiu fazer o corte na hora certa, aos 15.

E foi dessa forma que os europeus cresceram no jogo. Com 18, após belíssima troca de passe holandesa, de Jong não conseguiu finalizar a tempo. Na sequência, foi a vez de Blind assustar a meta senegalesa. A resposta veio numa falha da equipe de laranja. Diatta aproveitou a chance e arrematou de fora da área, mas errou o alvo, aos 28.

Tentando dominar as ações, a Holanda passou a valorizar mais a posse quando tinha a bola nos pés. A equipe utilizou bem as subidas dos alas, principalmente Dumfries, pela direita. Numa dessas investidas, Berghuis quase conseguiu tirar o 0 a 0 do placar, contagem que persistiu até o fim do primeiro tempo. 

A segunda etapa teve início morno, com a Holanda recorrendo às bola paradas para levar algum perigoso ao gol de Mendy. Em cobrança de escanteio, Van Dijk subiu mais alto que toda a defesa e testou firme, mas acabou mandando acima da meta, aos 13 minutos. 

O troco senagalês vinha, em sua maioria, em jogadas de alta velocidade. Foi justamente assim que Diatta invadiu a grande área e por pouco não conseguiu alcançar a bola, com 16. Pouco mais tarde, o mesmo Diatta recebeu dentro da área, finalizando firme de primeira. Noppert salvou a Holanda outra vez. Nesta, com a ponta dos dedos. 

Na reta final, os times ficaram no meio termo entre ir ao ataque e garantir um ponto importante na corrida do mundial. Mais 'leve' em campo, o Senegal conseguia assustar mais, principalmente pelos lados, ora investindo na direita, ora à esquerda. 

Mas os holandeses tinham uma carta na manga. Após cruzamento de Frenkie de Jong, Gakpo subiu mais alto, foi mais rápido que o goleiro Mendy e completou ao fundo das redes, aos 39. O gol selou a vitória suada da Laranja Mecânica. 
 
FICHA DO JOGO 
Senegal 0 
 
Mendy; Sabaly, Koulibaly, Cissé, Diallo; Gueye, Kouyaté (Pape Gueye), Nampalms Mendy, Diatta (Jackson); Dia (Bamba Dieng) e Sarr. Técnico: Aliou Cissé. 
 
Holanda 2
 
Noppert; De Ligt, Van Dijk, Aké; Dumfries, Berghuis, Frenkie de Jong, Gakpo, Blind; Bergwin e Janssen (Depay). Técnico: Loius Van Gaal. 
 
Gol: Gakpo (H) aos 39 do segundo tempo, e Klaassen (H), aos 52 do segundo tempo
Cartão amarelo: De Ligt (H)
Local: Al Thumama, em Doha, no Catar
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (BR)
Assistentes: Bruno Boschilia e Bruno Raphael Pires (BR) 

Felipe Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário