GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

NÁUTICO - QUEM FICA E QUEM VAI EMBORA

Análise: quem continua, fica em aberto, e deve sair do elenco do Náutico para 2020

O Náutico tem que decidir quem segue na equipe para a Série B 2020 (Foto: Peu Ricardo/DP)


Antes da Série B de 2020, o Náutico terá que decidir quem comporá o elenco


Com o acesso para a Série B coroado com o título da Série C, o Náutico começa a viver, de fato, a temporada 2020 a partir de agora. E com isso, dar a largada para o novo planejamento. Afinal, além do calendário completo, o nível técnico da Segunda Divisão é, de longe, superior ao da Terceirona.

Desta forma, o Superesportes analisou o atual elenco alvirrubro que disputou toda temporada 2019 e enumero quem deve ser prioridade nas renovações de contrato, quem deve sair e algumas situações ainda indefinidas. 

PODE CONTINUAR

Jefferson
Retornou ao clube comprovando os indícios dados em 2017 - mesmo rebaixado. Os empréstimos foram bons e demonstra mais maturidade e segurança, além de ter brilhado nos pênaltis na Série C, incluindo jogo do acesso. Tem contrato até o fim de 2020.

Hereda
Grata surpresa, o lateral direito ganhou a posição no início do ano e não saiu mais. Demonstrou regularidade, com boas atuações, especialmente na questão defensiva. Novo (21 anos), ainda tem muita margem para evolução. Tem contrato até o fim de 2022.

Camutanga
É o jogador que mais evoluiu desde o ano passado e cada vez tem jogado melhor. Rápido, aprimorou ainda mais o jogo aéreo e erra muito pouco. Melhor zagueiro e um dos pilares do time, além de ser um dos mais queridos pela torcida. Tem contrato até o fim deste ano.

Diego Silva
Oscilou no início do ano mas conseguiu se firmar e fazer a melhor dupla de zaga em 2019 ao lado de Camutanga. É menos seguro que o companheiro, mas tem tido cada vez mais confiança. Compõe bem o grupo para a Série B. Tem contrato até o fim deste ano.

Wilian Simões
Após seis meses de oscilação na lateral esquerda, chegou e resolveu. Regular na defesa e no apoio, deu uma sobrevida ao setor no Náutico - até então dependente do lado direito com Thiago e Hereda. Experiente, 31 anos, ainda tem lenha para queimar na Série B. Tem contrato até o fim deste ano.

Erick Daltro
Contratado dias após a chegada de Wilian Simões, teve poucas chances pela fase do concorrente, mas nas que teve foi bem. Com característica mais ofensiva, demonstrou bom futebol nos jogos-chave contra Sampaio Corrêa, Botafogo-PB e Santa Cruz. Série B é elenco. Tem contrato até o fim deste ano.

Jiménez
Virou titular no melhor momento do time na Série C - recorte de seis vitórias em sete jogos - atuando ao lado de Josa, dando a habitual consistência mas também aparecendo na frente, inclusive gols. Demonstra evolução desde que chegou ao Timbu em 2018. Tem contrato até o fim da Série B.

Jhonnatan
Foi mais reserva do que titular nesta sua segunda passagem, é verdade, mas apareceu bem na reta final da Série C, ganhando a posição no mata-mata. Com muita entrega nos jogos e versatilidade - atuou de volante, aberto pela direita e até mais adiantado, pelo centro -, tem bom nível para a Série B. Tem contrato até o fim deste ano.

Jean Carlos
Demorou a engrenar por conta da parte física, mas quando o fez mostrou-se acima da média. Com personalidade, busca muito o jogo e chamou pra si o pênalti decisivo contra o Paysandu. Ainda tem a bola parada a seu favor. Tinha contrato até o fim deste ano, mas já renovou para 2020.

Álvaro
As primeiras impressões saindo do banco não foram boas, mas bastou sequência para se mostrar decisivo. Tem força física e atua tanto aberto pelos lados quanto como referência, além de bom poderio aéreo. Com apenas 22 anos, tem margem para evolução. Tem contrato até o fim deste ano.

DÚVIDA

Josa
É um dos principais líderes do elenco e, pela natural aposta do Náutico na base, a experiência ajuda nesta mescla. Mas o ritmo da Série B - com jogos e viagens em espaços curtos - é alto e em 2020 o volante terá 36 anos. Jogou bem a maior parte da temporada, mas oscilou na reta final da Série C. Tem contrato até o fim deste ano.

Wallace Pernambucano
Pela segunda vez, começou o ano muito melhor do que terminou, o que sugere queda física no decorrer da temporada. Na Série B, encontrará exigência maior nessa questão e terá 33 anos. Vale ressaltar, a seu favor, os números em 2019 pelo Timbu: líder em gols (12/XX), assistências (6/X) e jogos 45. Tem contrato até o fim deste ano.

Maylson
Sabe-se da qualidade que tem, mas deve-se considerar o histórico de lesões - apresentados novamente em 2019. Nesta temporada, foram só 14 (15) jogos. O ideal seria um acordo por produtividade. Tem contrato até o fim deste ano.

Jorge Henrique
É um jogador muito identificado com o clube, mas terá 38 anos na próxima temporada. Em 2019, começou mal e, quando engrenou, fez alguns bons jogos. Teve duas lesões - a última no tendão de aquiles, que o tirou da temporada ainda no fim de maio.

DEVE SAIR

Thiago
Principal e mais regular jogador do Náutico na temporada, o jogador de 18 anos demonstrou personalidade e poder de decisão. Focado, já esteve na seleção brasileira e tem tudo para ter uma grande carreira. No entanto, pelo assédio, é difícil que o Timbu consiga segurá-lo para o ano que vem. Tem contrato até o fim de 2023.

Luiz Carlos
Assim como a contratação em 2018, a renovação para este ano já foi questionável, onde só jogou nas três primeiras partidas da temporada. Poucas vezes transmitiu segurança e é criticado pela torcida. Não há motivos para renovar. Tem contrato até o fim deste ano.

Matheus Aurélio
Tem 20 anos e nenhuma partida realizada. É uma incógnita, mas, vislumbrando a saída de Luiz Carlos, o ideal seria a contratação de um goleiro experiente e a promoção de alguém da base. Tem contrato até o fim deste ano.

Fernando Lombardi
Foi contratado para dar experiência a um setor jovem, mas não teve destaque, realizando só seis partidas como titular. Ficará lembrado pela torcida por conta da falha ante o Santa Cruz. Terá 38 anos em 2020. Tem contrato até o fim deste ano. 

André Krobel
Contratado para ser titular, encontrou um forte concorrente e jogou pouco. Nas vezes que atuou, destaque positivo para o jogo contra o Flamengo-PE e Imperatriz-MA e negativo ante o Globo-RN e em sua estreia, contra o Sport. No mais, discreto. O ideal seria alguém experiente para a posição ao lado de Hereda. Tem contrato até o fim deste ano.

Assis
Wilian Simões e Erick Daltro são fortes concorrentes e estão na frente. Caso o Timbu queira uma terceira opção, deve apostar em alguém mais jovem. Térá 34 anos em 2020. Tem contrato até o fim deste ano.

Danilo Pires
Contratado sob boa expectativa - é novo e disputou libertadores em 2016, pelo Atlético-MG -, Danilo Pires não correspondeu. Teve problemas de lesão e, em forma, poucas vezes jogou bem, sem conseguir firmar-se como titular.

Rafael Oliveira
Foi bem nas vezes que foi acionado, mas é um jogador com algumas limitações. Realiza atividades especiais para prevenir lesões e trabalha com carga inferior. Como já foi explicado, a exigência física da Série B é maior e tecnicamente é inferior a Wallace Pernambucano. Terá 33 anos em 2020. Tem contrato até o fim deste ano.

Neto Pessôa
Sofreu com a concorrência, é verdade, mas teve oportunidades e não correspondeu quando acionado, demonstrando limitação técnica. Tem contrato até o fim deste ano.

BASE

Rafael Ribeiro, Wagninho, Rhaldney, Lucas Paraíba e Jefferson Nem têm contratos com o clube ano que vem e devem ganhar oportunidades no Pernambucano a nível de teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário