GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 28 de novembro de 2020

NÁUTICO - SEDE DO REMO PRESERVADA

Sede do Remo do Náutico ganha aprovação para se tornar 'imóvel especial de preservação'

Sede do Remo do Náutico está localizada na Rua da Aurora, na capital pernambucana (Foto: Divulgação)



Conselho de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Recife aprovou classificação nesta manhã; prefeito do Recife ainda precisa oficializar 'título'


A sede do Remo do Náutico teve sua classificação como “imóvel especial de preservação” aprovada nesta manhã de sexta-feira, através do Conselho de Desenvolvimento Urbano da capital pernambucana. Agora, aguarda por uma oficialização por parte do atual prefeito do Recife, Geraldo Júlio.  

A ideia de trazer essa titulação à sede alvirrubra aconteceu através de reuniões entre o Conselho Deliberativo do Timbu e da Câmara de Vereadores da cidade. A “formalização” do pedido aconteceu por meio do vereador Aderaldo Pinto.

Feliz com a nova “responsabilidade” da sede, o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Alexandre Carneiro, rememorou o elo do esporte em questão com as memórias da cidade. “O remo do Náutico é testemunha da história do Recife e nos cumpre a obrigação de preservá-lo de forma a honrar a memória do nosso povo e manter o interesse vivo sobre o esporte náutico que ajudou a transformar nossa cidade e trouxe tantas alegrias para a população”, disse de início.
 
Para o presidente, o título de “imóvel especial de preservação” não só reflete a importância do que aconteceu, mas também do que está por vir. “Enquadrar a sede de remo do CNC como imóvel especial de preservação é uma atitude de compromisso não apenas com o passado, mas também com o futuro”, afirmou.
 
Ainda aguardando a oficialização do atual prefeito Geraldo Júlio, entre as intenções em tornar a sede do Remo um local “especial de preservação” está a tentativa de afastar o espaço de disputas imobiliárias. Segundo o Deliberativo, os planos futuros são melhorar a estrutura do imóvel e trazer melhorias para a equipe que representa o Náutico através do Remo.
 
“A aprovação pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Recife foi um passo importantíssimo. Ainda é preciso que o prefeito decrete e conceda à nossa sede do remo essa nova classificação de preservação. Depois, nós do Conselho, continuaremos a trabalhar para conseguirmos melhorias para o imóvel e para a equipe de remo”, assegurou Alexandre.

O que diz o parecer técnico (002/2020)

“O reconhecimento do valor cultural e do consequente valor patrimonial presentes nas sedes de remo do Clube Náutico Capibaribe e Clube Esportivo Almirante Barroso entende as relações intrínsecas entre os valores imateriais e as edificações que são seu suporte – assim como o lugar da cidade em que se inserem – a Rua da Aurora -, mesmo que nessas edificações não seja predominante o valor artístico.”

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário