GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 6 de fevereiro de 2021

NOTA DE REPÚDIO A DORIA

Ordem dos Jornalistas do Brasil repudia ofensas de João Doria contra o jornalista Rodrigo Constantino


A Ordem dos Jornalistas do Brasil emitiu nota na tarde desta sexta-feira (5) para repudiar as ofensas proferidas pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), contra o jornalista Rodrigo Constantino nos microfones da rádio Jovem Pan.

Na nota, a OJB defende que “é um pressuposto básico da democracia que qualquer cidadão tenha o direito de expor suas opiniões, e o respeito mútuo deve sempre balizar os limites do debate público. No caso em tela, havia ainda o agravante de se tratar de uma relação desigual, em que um governador, com acesso a todos os instrumentos de poder da máquina estatal, partiu para a agressão contra um expoente da imprensa livre, tendo inclusive ‘pedido a cabeça do jornalista no ar’”.

A ordem repudiou a “atitude grosseira e desrespeitosa do governador João Doria contra um profissional no exercício de seu trabalho, e defendemos que nenhuma punição ou boicote sejam praticados contra o jornalista Rodrigo Constantino por qualquer órgão de imprensa em razão da atitude lamentável do governador”.

No dia 2 de fevereiro de 2021, Doria usou um direito de resposta concedido pela rádio para, ao vivo, ofender o jornalista, chamando-o de “negacionista”, “ideólogo do Bolsonaro”, “defensor de um governo homicida”. Disse ainda que Constantino “defendeu um estupro nas redes sociais, foi demitido da Radio Jovem Pan e lamentavelmente voltou”.

Os insultos não pararam. Doria acusou Constantino de ser um “pseudo-jornalista” e defensor do “terraplanismo e da ideologia”. Em poucos segundos, a conversa entre o governador e o jornalista virou um acalorado bate-boca. Ao final, Doria disse lamentar que a rádio Jovem Pan “abra espaço para uma pessoa como essa”, referindo-se a Constantino.

Confira a íntegra da Nota:

Nota Pública – OJB manifesta-se em defesa de jornalista ofendido por governador

A Ordem dos Jornalistas do Brasil manifesta-se publicamente em defesa do colega Rodrigo Constantino em razão das ofensas proferidas contra ele pelo governador de São Paulo, João Doria.

Durante o espaço que lhe foi concedido pela Jovem Pan a título de “direito de reposta”, o governador pouco se ateve a tratar das colocações feitas por Rodrigo Constantino que teriam motivado a concessão deste direito, preferindo usar a quase totalidade do espaço para proferir ofensas e desqualificações a um profissional de mídia. 

É um pressuposto básico da democracia que qualquer cidadão tenha o direito de expor suas opiniões, e o respeito mútuo deve sempre balizar os limites do debate público. No caso em tela, havia ainda o agravante de se tratar de uma relação desigual, em que um governador, com acesso a todos os instrumentos de poder da máquina estatal, partiu para a agressão contra um expoente da imprensa livre, tendo inclusive “pedido a cabeça do jornalista no ar”, segundo o próprio ofendido. Caso esse suposto pedido venha a ser atendido, total ou parcialmente, ficará configurado um enorme atentado à liberdade de expressão e ao exercício do verdadeiro jornalismo no Brasil.

Assim sendo, repudiamos a atitude grosseira e desrespeitosa do governador João Doria contra um profissional no exercício de seu trabalho, e defendemos que nenhuma punição ou boicote sejam praticados contra o jornalista Rodrigo Constantino por qualquer órgão de imprensa em razão da atitude lamentável do governador.


Pablo Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário