GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

VITÓRIA HISTÓRICA

Há 22 anos, Íbis derrotava o Náutico e encerrava jejum de 39 anos

Íbis venceu Alvirrubro por 1 a 0, com gol de Marquinhos (Foto: Cedoc/Diario de Pernambuco)



Timbu foi o último clube grande de Pernambuco que foi superado pelo Pássaro Preto; 22 anos depois, o "pior time do mundo" retorna à élite


No próximo dia 22, Náutico e Íbis abrem a edição do Campeonato Pernambucano em partida que será realizada no estádio dos Aflitos. O Pássaro Preto retorna à elite do estadual após 22 anos, realizando sua 47ª participação na competição. Esse hiato longe da primeira divisão marca também a lembrança da última vez que a equipe conseguiu vencer o Timbu. E, graças ao destino, no mesmo palco do confronto da próxima semana. 

Era 25 de março de 2000. O Íbis vinha, assim como neste ano, de um acesso à Série A do estadual. O clube não tinha nenhuma vitória até o jogo contra o Náutico, e vislumbrava mais um rebaixamento, sendo lanterna do Pernambucano. Entretanto, após receber passe açucarado dentro da área, Marquinhos tocou na saída do goleiro e fez o gol que deu a vitória do time sobre os donos da casa.

Atual presidente do clube rubronegro e, à época, diretor, Ozir Ramos Júnior lembrou ao Esportes DP o excelente resultado conquistado sobre o time alvirrubro. “A gente tinha subido em 99, e o jogo contra o Náutico foi a estreia de Luiz Carlos Cruz, nos Aflitos. Fomos lá e fizemos um bom jogo. Aproveitamos a oportunidade e fizemos o gol com Marquinhos, que estava emprestado pelo Sport. Foi uma bela vitória”. 

(Foto: Reprodução)


A vitória sobre o Timba encerrou um jejum de 39 anos do “pior time do mundo” sem derrotar o clube. A última vez que o time tinha superado o adversário tinha sido em 1961, em mais uma vitória por 1 a 0, também no estádio dos Aflitos. 

O campeonato daquele ano mostrou o Íbis como um adversário ingrato para o Timbu. No segundo turno, brigando pelo título, a equipe de Conselheiro Rosa e Silva não saiu de um empate contra o Pássaro Preto e viu o Sport se sagrar campeão estadual. Com uma queda de produção significativa, o Náutico foi apenas o quinto colocado. “O gol foi de Neto Bala, que também era emprestado pelo Sport. Conseguimos abrir o placar, mas o Náutico conseguiu empatar o jogo no final”, relembrou Ozir.

Depois de todos esses anos afastado da elite do futebol estadual, o Íbis vai reestrear na divisão justamente contra o último grande clube que conseguiu derrotar. Vindo de uma bela campanha na Série A2, sendo vice-campeão, o clube deseja fazer uma boa campanha e continuar figurando entre os melhores de Pernambuco.

“Acredito que a gente possa fazer uma bela estreia e conseguir um bom resultado contra o Náutico. Vamos trabalhar para isso. Em relação ao estadual, as expectativas são boas. Ficamos com uma boa base da A2 e reforçamos com seis atletas. Então, a expectativa é muito boa. Tenho certeza que vamos fazer uma boa estreia. Nosso objetivo é terminar entre os seis para continuarmos na primeira divisão. Vamos em busca da classificação para o Brasileiro”, concluiu o presidente do Íbis.

Histórico do confronto

Em todos os anos que envolveu embates entre alvirrubros e rubronegros, foram realizados 106 confrontos. O Náutico conquistou 93 vitórias, e outras nove partidas acabaram empatadas. Com um pouco mais de sucesso nos jogos nas décadas anteriores a 200, o  Íbis conseguiu vencer o adversário em quatro oportunidades. Foram três vezes por 1 a 0, em 1948, 1961 e 2000. Em 1948, o Pássaro Preto venceu por 5 a 3.

Houveram várias goleadas na história. O Timbu conseguiu aplicar alguns placares largos contra o Íbis. Em 1983 e 1978, nos Aflitos, o Náutico aplicou 10 a 0. Já em 1958, o Pássaro Preto foi superado por 11 a 0. 

Júlio César Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário