GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Programação, trânsito e segurança: saiba tudo sobre o desfile do 7 de Setembro no Recife

Desfile de 7 de setembro, em 2019 - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco


Evento cívico-militar volta a acontecer após dois anos suspenso



A avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, recebe o tradicional desfile cívico-militar para celebrar o dia da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7). Este ano, o evento, que volta a ocorrer após dois anos suspenso por conta da pandemia de Covid-19, ainda comemora o bicentenário da data.

O início do desfile está previsto para 7h30. O trecho da Mascarenhas entre o viaduto do Aeroporto do Recife e a rua Arquiteto Fernando Almeida terá o trânsito bloqueado a partir das 5h. A circulação de veículos deverá ser restabelecida nesse trecho a partir das 11h.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano da capital pernambucana (CTTU) e o Grande Recife Consórcio montaram esquemas especiais de trânsito e ônibus.

De acordo com o Comando Militar do Nordeste (CMNE), o palanque das autoridades será instalado em frente ao Campus Recife da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). 

Programação
O comandante militar do Nordeste, general de Exército Richard Fernandez Nunes, fará revista da tropa às 7h30.

desfile de fato terá início às 8h30 e será aberto pelo destacamento das escolas e entidades, que este ano reunirá 41 escolas e organizações de diferentes segmentos da sociedade. Segundo a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), participam 24 escolas da rede estadual localizadas na Região Metropolitana do Recife e Zona da Maa Norte, dez escolas da rede municipal do Recife e sete entidades.

O desfile das tropas começa após o destacamento, com previsão de início para 9h30 e condução do comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada André Luiz Aguiar Ribeiro.

As tropas terão representantes das Forças Armadas forças de segurança. Serão 320 militares da Marinha do Brasil, 1.095 do Exército Brasileiro, 320 da Aeronáutica, além de 620 da Polícia Militar de Pernambuco e 180 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Encerrada a passagem dos grupamentos a pé, terá início o desfile motorizado, com 120 viaturas militares e 41 veículos civis e 45 conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso.

Trânsito
A Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) montou um esquema especial para o desfile. Haverá interdição na avenida Mascarenhas de Moraes, das 5h às 12h, no trecho entre a Locadora Foco (próximo à Justiça Federal) até a altura da rua Arquiteto Fernando Almeida. Apenas moradores da região poderão acessar as áreas bloqueadas.

A CTTU orienta que os motoristas que circulam pela avenida Mascarenhas de Moraes em direção ao Aeroporto deverão dobrar à direita na rua Júlio Verne, acessar a rua Arquiteto Luiz Nunes até Jean Emile Favre e girar à esquerda na rua David Perneta e à direita na rua Raimundo Diniz para avenida Recife em direção ao Aeroporto.

Quem estiver seguindo em direção ao bairro de Afogados, na Zona Oeste, pela avenida Mascarenhas de Moraes em direção ao Aeroporto, deverá acessar a rua Dez de Julho, próximo à Caixa Econômica, girar à esquerda na rua Rio Azul (avenida do Canal) e seguir pela avenida Desembargador José Neves até acessar a Via Mangue. Quem desejar acessar a avenida Recife, deverá seguir pela avenida Desembargador João Paes e rua Ribeiro de Brito. 

O acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira será feito pela alça Norte do Viaduto Tancredo Neves, via rua Ribeiro de Brito. Agentes de trânsito da autarquia farão o acompanhamento de entrada e saída da unidade de saúde.

O acesso ao Terminal Integrado  Tancredo Neves será possível apenas para ônibus. Quem estiver utilizando veículo particular, deverá fazer o desembarque sobre o Viaduto Tancredo Neves.

Para os que vão assistir ao desfile, a recomendação é que cheguem cedo ao local e utilizem o transporte coletivo, uma vez que a oferta de estacionamento em via pública é limitada.

Esquema especial de trânsito para o Desfile do 7 de Setembro (Foto: Divulgação/CTTU)

Ônibus
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, as alterações no tráfego dos ônibus pela Mascarenhas irão compreender os seguintes trechos:
 
Sentido subúrbio/cidade: trecho compreendido entre as interseções da avenida Marechal Mascarenhas de Morais com a rua 10 de Julho, e com a Rua Arquiteto Fernando Almeida. Uma extensão de 5,2 quilômetros com desativação de 15 paradas de ônibus: 020050 a 020063, e mais a 020700 em frente ao Ginásio de Esportes Geraldão.
 
Sentido cidade/subúrbio: trecho compreendido entre as interseções da avenida Marechal Mascarenhas de Morais com a rua Júlio Verne e com a rua Jamaica. Uma extensão de 2,6 quilômetros com desativação de 7 paradas: 020004 a 020010.

Considerando que o metrô inicia a operação às 5h, a linha 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) realizará uma viagem em um horário extra, saindo do TI Tancredo Neves às 4h45, em direção ao centro do Recife. A linha terá a operação suspensa até o fim do bloqueio, previsto para 12h. 

A linha fará os seguintes itinerários:

 Sentido: TI Tancredo Neves/Cidade
Itinerário normal 

TI Tancredo Neves, Av. Sul, Rua João Fontes, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Ponte Motocolombó…
 
Alteração do itinerário
 
TI Tancredo Neves, Av. Sul, Viaduto Tancredo Neves, Av. Recife, Av. Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Rua Itamaracá, Rua Paris, Rua Arquiteto Luis Nunes, Rua Olívia Menelau, Rua Zeferino Pinho, Rua José Apolinário, Rua Arquiteto Fernando Almeida, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Ponte Motocolombó...
 
Sentido: Cidade/TI Tancredo Neves
 
Itinerário normal
...Ponte Motocolombó, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Alça Sudoeste do Viaduto Tancredo Neves, Viaduto Tancredo Neves, acesso à Av. Sul, giro à esquerda na Av. Sul, TI Tancredo Neves.
 
Alteração do itinerário 
...Ponte Motocolombó, Rua Júlio Verne, Rua Arquiteto Luis Nunes, Rua Paris, Av. Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Alça Sudoeste do Viaduto Tancredo Neves, Viaduto Tancredo Neves, acesso à Av. Sul, giro à esquerda na Av. Sul, TI Tancredo Neves.

Segurança
A segurança pública do evento será organizada pela Polícia Militar de Pernambuco. Segundo a corporação, a coordenação ficará a cargo 19º Batalhão, responsável por escalar 36 policiais para os trabalhos. Além disso, haverá reforço de 130 policiais de batalhões da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e outros 125 da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), totalizando 291 policiais. 

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário