GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

MONKEYPOX

Pernambuco registra primeira transmissão comunitária de Varíola do Macacos

Foto: AFP.


Em nova atualização divulgada, nesta quinta-feira (1), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco registrou seu primeiro caso de transmissão comunitária pelo vírus da Monkeypox no Estado. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE), Pernambuco contabiliza até o momento, 42 confirmações para o vírus, sendo 502 notificações, 109 casos descartados e 351 que seguem em investigação. 

Cerca de 10 municípios possuem casos confirmados para a doença, sendo 27 deles residentes do Recife. A faixa etária dos pacientes ampliou de 20 a 60 anos, sendo 36 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Todos que obtiveram confirmação para o vírus da monkeypox seguem em isolamento domiciliar. 

"A transmissão comunitária da doença acontece quando não é mais possível identificar a origem da infecção. Esse estágio já era esperado, visto que diversos estados do país já confirmaram a circulação sustentada e a disseminação autóctone do vírus. Do ponto de vista da vigilância epidemiológica, permanecem todas as ações de monitoramento e acompanhamento dos casos, assim como a obrigatoriedade da notificação compulsória pelos serviços de saúde. Importante lembrar, ainda, que o Estado já possui o Plano de Resposta de Saúde Pública aos casos de Monkeypox em Pernambuco com o objetivo de minimizar o impacto provocado pela introdução do vírus no território estadual. Também continuamos instrumentalizando os gestores municipais a fim de garantir uma resposta adequada à doença", disse a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.

Segundo divulgação de novo balanço, na quarta-feira (31), a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou 50 mil casos e 16 mortes por varíola dos macacos, desde o início do surto no mundo. Na segunda-feira (29) o Brasil registrou a segunda morte por varíola dos macacos, sendo de um homem de 33, anos, residente do Rio de Janeiro. A Secretaria de Saúde do município informou que o paciente tinha baixa imunidade e outras comorbidades, o que agravaram o quadro da doença.

O Ministério da Saúde incluiu, nesta quinta-feira (1), a varíola dos macacos na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Com a medida, os profissionais de estabelecimentos tanto públicos quanto privados são obrigados a informar às autoridades sobre os casos confirmados, em até 24 horas. A decisão foi tomada pelo aumento de casos da doença que foi declarada como emergência de saúde pública de interesse internacional pela OMS.
 
Contudo, a Agência Nacional Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no dia 25 de agosto, a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde realize a importação da vacina para a monkeypox, Jynneos/Imvanex, e do medicamento Tecovirimat para serem utilizados no Brasil. Para tomar esta decisão, a Anvisa analisou os dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA).

"Apesar da maioria dos casos se manifestarem de forma leve, reforçamos a necessidade da população ficar mais atenta com relação aos sintomas, como as lesões na pele. Caso ocorra o aparecimento de lesões é preciso procurar um serviço de saúde na sua cidade, manter o isolamento e seguir todas as recomendações médicas, a fim de evitar a transmissão e propagação do vírus", afirmou Patrícia Ismael.

Por: Dayane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário