GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 4 de setembro de 2022

SANTA CRUZ - TREINADOR

À procura por comandante, Santa Cruz é quem menos trocou de técnico no Trio de Ferro

Leston (à direita) tem um aproveitamento superior ao de Martelotte (Foto: Rafael Viera/DP e Rafael Melo/SCFC)


Leston Júnior e Marcelo Martelotte comandaram o Mais Querido na temporada; Náutico e Sport tiveram cinco e quatro treinadores, respectivamente


Buscando um novo treinador, o Santa Cruz encaminha seu terceiro técnico em 2022. Leston Júnior, que chegou ainda em 2021, iniciou a temporada no comando, passando o bastão, posteriormente, para Marcelo Martelotte. Este último foi desligado do cargo após eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro. Já Náutico e Sport, outros integrantes do Trio de Ferro, tiveram cinco e quatro comandantes, respectivamente. 

 O sonho do acesso ficou pelo caminho e, para piorar, o Santa vive um horizonte de incertezas em relação ao calendário. Isso porque a Pré-Copa do Nordeste, prevista para acontecer este ano, deve ser adiada para janeiro de 2023 em virtude da Copa do Mundo. A CBF ainda não bateu o martelo sobre datas, algo que deve acontecer nesta semana.  Em meio à indefinição, o clube já trabalha com a hipótese de só voltar aos gramados na próxima temporada. Assim, não tem pressa para anunciar o novo comandante, podendo postergar o acerto para 2023. Outra possibilidade é efetivar Zé Teodoro, coordenador técnico, no coman

Leston Júnior
 
Chegando ao Arruda no fim de 2021, Leston teve sua segunda passagem no Santa Cruz, desta vez com boas expectativas em relação ao seu trabalho. A 'positividade', porém, começou a ser questionada ainda no ano passado, quando o Mais Querido foi eliminado pelo Floresta, nos pênaltis, ficando de fora da Copa do Nordeste. A partida terminou empatada em 3 a 3 no tempo normal. 
 
A expectativa de melhora ficou para o Campeonato Pernambucano, no qual o Tricolor estreou com o pé direito ao vencer o Caruaru City, fora de casa, por 2 a 1. Se o início foi promissor, a campanha tímida no Estadual foi roubando a cena. O Tricolor até conseguiu chegar na segunda fase, mas foi eliminado pelo Náutico, na semifinal, e terminou na 3ª colocação geral. 
 
Ao todo, Leston Júnior disputou 15 jogos pelo Santa na temporada, com sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas, acumulando 55,5% de aproveitamento à beira do gramado. Seu último jogo foi na vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-BA, sendo demitido após fortes declarações contra a cúpula coral. O executivo Marcelo Segurado teve o mesmo rumo. 
 
Números de Leston Júnior pelo Santa em 2022:
 
15 jogos
7 vitórias 
4 empates
4 derrotas
26 gols marcados
19 gols sofridos
55,5% de aproveitamento
 
Marcelo Martelotte
 
Após a saída de Leston, um velho conhecido retornou ao Arruda: Marcelo Martelotte. O treinador teve um início oscilante, mas acabou fazendo o time crescer de aproveitamento na reta final da primeira fase, culminando com classificação ao mata-mata da Série D. Os números, entretanto, não foram bons, já que o Santa Cruz avançou com a pior campanha. 
 
O ápice de Martelotte no comando veio na segunda fase, quando o Mais Querido eliminou o Retrô e chegou às oitavas de final, mantendo, à época, o sonho do acesso ainda vivo. Após empate sem gols no Arruda, vitória coral por 2 a 1 no jogo de volta, com show de Hugo Cabral, que marcou dois gols. 
 
Ao todo, Martelotte esteve à frente do Santa em 14 partidas, com cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, empilhando um aproveitamento de 47,6%. O desempenho foi inferior ao de Leston. 
 
Números de Marcelo Martelotte pelo Santa em 2022:
 
14 jogos
5 vitórias
5 empates
4 derrotas
12 gols marcados
14 gols sofridos
47,61% de aproveitamento

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário