GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de abril de 2016

DIA DE VACINAÇÃO

Este sábado é dia de tomar a vacina contra a Influenza

No Recife, 166 pontos de imunização foram montados. Capital registrou quatro mortes pelo influenza neste ano

A imunização para grupo prioritário segue até o dia 20 de maio


Este sábado (30) é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o momento, Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde (MS) cerca de um milhão de doses da vacina. A expectativa é que mais 300 mil doses cheguem ao Estado ainda neste sábado. O restante será enviado até a primeira quinzena de maio. A meta é imunizar, no mínimo, 80% do público total, formado por mais de 2,2 milhões de pessoas.
No Recife, serão disponibilizados 166 pontos de vacinação em toda a Capital, que inclui unidades de saúde da família (entre elas, as Upinhas), unidades básicas tradicionais, policlínicas e maternidades da Prefeitura do Re­cife. A campanha segue até o dia 20 de maio nas unidades de saúde. No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, quatro mortes haviam sido confirmadas pela gripe H1N1 em Pernambuco.
A vacina contra a influenza, que protege contra os vírus A H1N1, A H3N2 e B, é voltada para os grupos prioritários formados por crianças de 6 meses a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas.
    No caso das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, é necessário levar prescrição médica comprovando a situação para que seja feita a imunização.  De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (PEI/SES), Ana Catarina de Melo, a proteção da vacina contra a influenza dura cerca de um ano, por isso a necessidade da população inclusa nos grupos prioritários participar das campanhas anuais.

    “A imunização contribui para prevenção da gripe nos grupos vacinados e isso tem um importante impacto na redução do agravamento dos casos, na redução de internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e na diminuição dos casos de morte”, afirmou Ana Catarina de Melo.
    No Recife, a meta também é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, composto por 365.490 pessoas. Questionada sobre a garantia das vacinas para os grupos prioritários, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, adiantou que a administração municipal está fazendo o possível para manter o estoque abastecido. “Se chegar a faltar e houver desabastecimento será algo momentâneo. Procuraremos suprir a carência de doses”, garantiu Elizabeth. Ela ainda ressaltou que a Capital pernambucana receberá 365 mil doses.
    “Já recebemos a metade disso. Amanhã (hoje) va­mos receber mais uma cota do Estado. Ainda não sabemos a quantidade”, disse. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, as doses são enviadas, por remessas, desde o dia 1º de abril, mas cada envio depende da velocidade do repasse dos laboratórios fabricantes. Outros lotes serão entregues aos estados, até 6 de maio, quando todas as vacinas já terão sido disponibilizadas.

    FolhaPE

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário