GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 25 de abril de 2022

CORONAVÍRUS

Centro de testagem para Covid-19 no Parque Dona Lindu será desativado nesta segunda (25)

Centro de testagem para Covid-19 no Parque Dona Lindu                                                                                                                                                                                                   - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


O governo de Pernambuco informou que a desativação segue o processo gradual de desmobilização dos centros e postos de testagem sob gestão estadual



A partir desta segunda-feira (25) será desativado o centro de testagem para Covid-19 no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), informou que a desativação segue o processo gradual de desmobilização dos centros e postos de testagem sob gestão estadual. 

A decisão é após queda sustentada na procura por teste de Covid-19 e uma tendência contínua de redução nos indicadores da doença em Pernambuco.

Na manhã deste domingo (24), o movimento no Dona Lindu estava tranquilo. Segundo as técnicas de saúde, foram cerca de 30 testes aplicados. No auge da Ômicron, em torno de fevereiro, já foram feitos até 600 testes por dia no local. 

O engenheiro de pesca Yuri Marins, de 32 anos, estava fazendo teste neste domingo. “Não apresentei nenhum sintoma, mas tive contato com quem testou positivo, então preferi fazer. Terceira vez que faço o teste e sempre foi negativo, ainda bem”, contou Marins.

O equipamento no Dona Lindu, que teve suas atividades iniciadas no final de janeiro deste ano, apresentou uma redução de 79% na procura por testes até o mês de março. Enquanto em fevereiro foram realizados 10,2 mil exames, em março foram feitos apenas 2,1 mil testes. Já em abril, o serviço passou a realizar uma média de apenas 50 exames por dia.

Centros de testagem em funcionamento 
A SES-PE informou que continuam em funcionamento quatro postos estaduais de testagem: Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea - que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista - por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e Secretaria de Educação do Estado, no bairro da Várzea -  de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.

"Importante ressaltar que a população poderá procurar além dos outros quatro centros estaduais, que continuam em funcionamento, todos os serviços geridos pelos municípios, que estão sendo regularmente abastecidos pelo Governo do Estado com testes rápidos de antígeno, por meio do Programa TestaPE, para garantir a vigilância da Covid-19 em Pernambuco", pontuou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.
A diminuição crescente na procura por testes nos centros é consequência de um cenário epidemiológico diferente do que foi vivenciado no final do ano passado e início deste ano, com a alta procura por exames devido à epidemia de influenza em Pernambuco e o impacto da H3N2, provocada pela variante Darwin. Outro fator importante é o avanço da vacinação em diversos grupos etários e a melhora na situação epidemiológica do Estado", acrescentou Patrícia Ismael.

Centros de testagem já desativados 
No último dia 04 de abril ocorreu a desmobilização do centro de testagem instalado no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda. Já o serviço localizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, foi encerrado no dia 11 de abril. O Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, encerrará suas atividades no dia 30 de abril.

Por Eduarda Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário